quinta-feira, setembro 21, 2006

Hoje é o último dia para pedir segunda via do título

Termina hoje o prazo fixado pelo Código Eleitoral (Lei 4737/65) para o eleitor pedir a segunda via do título. Em caso de perda ou extravio do documento, o eleitor deverá ir pessoalmente ao cartório eleitoral para requerer a segunda via. Se o título estiver em mau estado de conservação, o requerimento de segunda via só será aceito se o eleitor apresentar o original.

A Justiça Eleitoral lembra que o eleitor pode votar sem o título, desde que saiba qual é sua seção eleitoral e seu nome conste do caderno de votação. Nesse caso, basta apresentar um documento oficial de identidade com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista.

Pontos de votação

Amanhã também é o último dia para o juiz eleitoral comunicar aos responsáveis por prédios públicos e particulares que o local será usado como ponto de votação. O juiz eleitoral auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro Artur Narciso explica que esse prazo é uma mera formalidade, já que a infra-estrutura para a eleição é definida com muita antecedência. "Os locais de votação já foram escolhidos há bastante tempo. Porque antes, a Justiça Eleitoral precisa vistoriar os locais para ver se são adequados ao fluxo de eleitores, se as instalações elétricas estão em boas condições, porque toda urna eletrônica funciona com energia elétrica", explica.

Artur Narciso informa que, só no estado do Rio de Janeiro, serão usadas cerca de 30 mil urnas eletrônicas nestas eleições. No País inteiro, o número chega a 430 mil.

Nenhum comentário: