segunda-feira, setembro 25, 2006

DISTRIBUÍDAS 160 SENHAS PARA O EXAME DE PRÓSTATA GRATUITO

Já começou a distribuição de senhas para a 12ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, que será realizada no dia 27 deste mês. Foram disponibilizadas 300 senhas, mas ontem, primeiro dia de distribuição, 160 senhas foram entregues. As senhas podem ser adquiridas nos Urologistas Associados de Petrópolis (UAPE), ao lado do Hospital Santa Teresa, a partir das 8h. O atendimento será feito entre 8h e 17h, com exames gratuitos para homens a partir de 45 anos.

Neste ano, o número de senhas diminuiu para concentrar os atendimentos. No ano passado, 400 pessoas foram atendidas durante a campanha, e neste ano tentou-se aumentar ainda mais. "Já chegamos a atender duas mil pessoas, mas mesmo quem não conseguir pegar a senha pode ir à Secretaria de Saúde para ser encaminhado para fazer o exame", diz o coordenador da campanha, Valter Moreli.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens. O hábito de levantar várias vezes à noite para urinar e dificuldade e dor no ato da micção são os principais sintomas. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco de três a dez vezes. Hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias também podem contribuir para aparecimento do câncer de próstata. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, pode ajudar a diminuir o risco de câncer..

Nenhum comentário: