sexta-feira, agosto 11, 2006

Santa Clara de Assis

Dia 11 de agosto celebramos a festa de Santa Clara de Assis. Em total comunhão com São Francisco fundou a Ordem das Damas Pobres, mais conhecidas como Irmãs Clarissas. Até aí, aparentemente, nada de especial. Afinal existem tantas congregações femininas... e boa parte do povo católico nunca viu uma irmã clarissa. Alguns até sabem que Santa Clara é padroeira da televisão. Mas isso tudo parece tão simples, tão pouco significativo. E ainda para piorar, muita gente fica a imaginar um romance adocicado, cheio de renúncia entre Francisco e Clara, coisa tão pequena, tão trivial.
A verdade é bem outra. Depois de Maria, Clara é talvez a figura feminina mais extraordinária que o Cristianismo produziu.
A primeira mulher comum a ser canonizadaHoje é clássico entre os estudiosos do franciscanismo afirmar que para compreender bem São Francisco é necessário conhecer Santa Clara. Todos sabem que São Francisco é o cristão mais admirado e mundialmente conhecido, inclusive no mundo não-cristão. Ele e Clara são a prova quase laboratorial de que Cristo pode ser realmente imitado e vivido, eu diria, quase "reencarnado" por seus discípulos. São Francisco provou isso aos homens e Santa Clara às mulheres.Até Clara a Igreja tinha santas mulheres mártires e algumas santas providas da realeza, em geral admiradas por grandes obras de caridade. Clara foi a primeira mulher comum a ser canonizada, segundo um de seus biógrafos, Luciano Radi. Sofreu uma longa doença de 29 anos. Isso em nada diminuiu o rigor de sua penitência pessoal e pobreza, nem sua bondade verdadeiramente maternal para com suas irmãs. Foram suas qualidades pessoais que atraíram suas duas irmãs de sangue, Inês e Beatriz e, mais tarde, sua própria mãe viúva para viverem com ela no mosteiro!

Nenhum comentário: