sábado, fevereiro 18, 2006

Horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste termina hoje

BRASÍLIA. Os moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem atrasar os relógios em uma hora à meia-noite de hoje, quando termina o horário de verão. Nesta edição, ele começou a vigorar no dia 16 de outubro de 2005 e durou 127 dias. O horário especial foi instituído para reduzir o consumo de energia, principalmente nos períodos de pico de consumo de cada dia.
O principal objetivo do horário de verão é reduzir a sobrecarga nas linhas de transmissão e nos transformadores, evitando apagões e blecautes nas regiões de maior consumo. O horário de verão reduz o consumo de energia e diminui a demanda no horário de pico do consumo — entre 19h e 22h.
O engenheiro Eduardo Carvalho Sitonio, diretor-técnico da Celesc, distribuidora de Santa Catarina, disse que durante o horário de verão há melhor distribuição da carga no sistema nas horas de pico.
— O melhor aproveitamento da luz do sol reduz a entrada de cargas no sistema ao cair da noite, evitando que a demanda máxima exceda a capacidade de geração e provoque desligamentos não programados.

Nenhum comentário: