segunda-feira, outubro 22, 2012

União e Indústria no topo da lista das vias com maior índice de acidentes

Um total de 4.291 acidentes foram registrados em Petrópolis num período de três anos, entre 2008 e 2011. Os números integram um balanço divulgado recentemente pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte – CPTrans, cujo estudo indicou ainda a Estrada União e Indústria como a via com maior número de casos. Somente no trecho entre a Rua Hermogênio Silva e a Posse foram 1.851 situações do tipo e o estado precário da estrada seria um dos principais causadores. O retorno dos radares de velocidade espalhados em diferentes pontos da cidade é uma das medidas que estão sendo tomadas como forma de amenizar o problema. A expectativa é que os equipamentos entrem em funcionamento a partir de meados de novembro. Além da Estrada União e Indústria, que apenas em 2011 contabilizou um total de 530 acidentes, o estudo mostrou os pontos mais críticos, com o maior número de acidentes na cidade apenas no ano passado. Na Avenida Barão do Rio Branco, por exemplo, foram registrados 107 acidentes apenas em 2011. No mesmo período foram contabilizados 99 casos na Rua do Imperador, seguida pela Rua Coronel Veiga com 79 ocorrências. A Rua General Rondon aparece em quinto lugar, com um total de 72 casos. Rua Teresa e Washington Luiz permanecem com 64 e 63 acidentes, respectivamente, enquanto Quissamã, Bingen e Hermogênio Silva aparecem com 53, 51 e 50 situações. A Estrada União e Indústria é recordista no número de acidentes e um dos motivos seria o mau estado de conservação da via. A estrada estava abandonada há mais de vinte anos e, apesar de obras realizadas recentemente, o mato alto, buracos e rachaduras ao longo do trecho, que corta os distritos desde Corrêas até Posse ainda são facilmente encontrados. A via ainda aguarda a segunda etapa de obras necessárias e que integram uma decisão judicial que determina a sua recuperação. A sentença foi proferida em 2009 pelo titular da 2ª Vara Federal, Fábio Nobre Bueno Brandão, em resposta a uma ação da procuradora da república Vanessa Seguezzi, que ingressou com uma ação na Justiça em 2008. No entanto, as obras, realizadas num trecho de 26 quilômetros, foram encerradas no fim do ano passado, mas a maior parte dos problemas permaneceu. A Estrada União e Indústria representou na época de sua construção a consolidação da rota comercial que partia do Rio de Janeiro rumo a Minas Gerais. A estrada recebe pouca atenção do poder público desde 1980, quando foi substituída pela BR-040. Entre os problemas se destacam ainda buracos na pista, asfalto irregular e ausência de acostamentos. A expectativa é que reduções no número de acidentes comecem a ser percebidas a partir do retorno do funcionamento dos radares, que devem ser aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas até o fim desse mês. Os 34 equipamentos de fiscalização eletrônica devem ser ligados a partir de novembro. Serão quatro radares na Avenida Barão do Rio Branco; sete na Estrada União e Indústria entre Corrêas e Itaipava; quatro no Centro (ruas Monsenhor Bacelar, Washington Luiz e Ipiranga) e dois em Cascatinha (estradas Samambaia e José Carneiro Dias). Conforme o documento, os radares instalados em Cascatinha e na Avenida Ipiranga serão alguns dos pontos inativos e o registro de velocidade nesses locais serão alternados. Fonte: Tribuna de Petrópolis

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