domingo, outubro 21, 2012

Concer vai reformar trecho que mais registra acidentes

No dia seguinte ao tombamento da carreta que provocou dez quilômetros de engarrafamento na pista de subida da Serra, no Km 96, nesta segunda-feira (15/10), o vereador Baninho (PSD) esteve com representantes de entidades ligadas ao transporte de cargas, da Polícia Rodoviária Federal e da Viação Única em uma reunião com Pedro Jonsson, presidente da Concer, concessionária que administra a BR-040, no trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora. Uma das reivindicações foi a instalação de radares em pontos estratégicos, especialmente no trecho onde ocorreu o primeiro tombamento desta semana (já que na quinta-feira (18.10) outra carreta tombou no Km 78 na descida da Serra), e que somente este ano foi palco de sete acidentes, sendo um com morte. Através de ofício, Baninho solicitou à PRF o encaminhamento do pedido de instalação dos radares à concessionária que administra a rodovia. O objetivo era apontar e estudar soluções para os constantes acidentes na BR-040, que este ano provocaram aproximadamente 40 tombamentos de carretas e 15 mortes. O Km 96, onde há um desnível da pista, concentra o maior número de casos de carretas tombadas e foi, portanto, um dos principais pontos abordados na reunião agendada por Baninho. “Este trecho é bastante crítico e fica claro que trata-se de um problema pontual que precisa ser resolvido”, afirma o vereador, que recebeu do presidente da Concer a garantia de reformas no local. “Ele se comprometeu a destinar engenheiros para fazer um estudo detalhado do trecho, que tem um desnível e acaba jogando os veículos para fora da pista. Por conta do peso, as carretas acabam tombando. Após o estudo serão feitas obras para acabar com este problema”, diz Baninho, que não recebeu prazo para a realização do serviço. O representante da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM), Jorge Lisboa, reuniu dados e notícias publicadas nos principais jornais da cidade para levar aos representantes da Concer, Pedro Jonsson e a gerente da concessionária, Claudia Machado. Ele afirma que apesar de ter enfrentado resistência, o resultado foi positivo. “Eles têm ciência das estatísticas de acidentes, mas tentam jogar a culpa toda para cima dos motoristas e caminhoneiros. Como se comprometeram agora a fazer alguns reparos e melhorias, como a instalação dos radares, vamos ver se estes índices serão reduzidos e de quem é a responsabilidade pelos acidentes”, diz o caminhoneiro com 30 anos de experiência. Sinalização, segurança e rapidez no atendimento em casos de acidentes, como o de segunda-feira, no qual a retirada total da carreta e da carga só foi efetuada mais de 10 horas depois, foram alguns dos pontos tratados no encontro. Pedro Jonsson falou sobre a possibilidade da realização de campanhas periódicas de conscientização próximo ao pedágio. A proposta também tem como objetivo traçar o perfil do caminhoneiro que frequenta a BR-040. Além do representante da ABCAM, estavam presentes o presidente da Associação Fluminense de Transportes de Carga (AFTranscar), Isac de Oliveira; o representante do Transportes Salvini, Carlos Augusto Ferreira; o agente Goulat, da PRF; o representante da Viação Única, José Antonio Peixoto; a psicóloga que atua na área de transportes, Rosemar Lisboa; e o presidente do Pjus (Partido pela Justiça Social), Jorge de Jesus Francisco, o Zito. Fonte: Tribuna de Petrópolis

Um comentário:

André disse...

O maior problema não será solucionado com os radares - e sim com um pavimento decente, o que não temos atualmente com este concreto todo rachado (e remendado com asfalto!).