quinta-feira, janeiro 10, 2008

Petropolitanos aderem aos adesivos contra multas

Não são apenas os turistas que andam colocando adesivos nos carros e entram em comunidades de sites de relacionamento contra os radares da cidade. Uma cidadã petropolitana colou no carro dela um adesivo com os dizeres "Visitei Petrópolis e fui multado". No orkut, são duas as comunidades dedicadas ao assunto: Petrópolis – capital da multa, e Ganhei uma multa em Petrópolis.

Moradora do bairro Castelânia, Sueli Prado, de 44 anos, revelou que ganhou o adesivo do cunhado, mas não sabia onde ele tinha conseguido, ou se existaia alguma organização por trás da distribuição. As multas recebidas por ela foram de Itaipava, logo que os pardais teriam sido instalados.

"Tinha uma placa, mas estava no canto. E como costumo passar sempre pelo mesmo lugar nem reparei. Um dia não tem nada, e no outro tem um pardal e a gente recebe uma multa", contou.

Ela disse ainda que um amigo chegou a receber R$ 600,00 de multas, e já até teria perdido a carteira. E se mostrou contra a forma como foram colocados os radares, dizendo que deveria ter sido feita uma campanha antes, avisando os motoristas.

Coordenada - Radares já têm histórico de descontentamento

O problema dos pardais não é de hoje. Desde a colocação, em outubro do ano passado, eles vêm causando polêmica entre turistas, moradores da cidade, taxistas e políticos. Alguns são a favor, dizendo que eles ajudam a diminuir os acidentes nas ruas da cidade, outros são contra, e consideram que esta seria apenas uma medida para Prefeitura arrecadar mais dinheiro, e chamam os pardais de ‘indústria de multas’.

Avaliando que o projeto dos pardais é absurdo, e chegando a afirmar que a licitação para a escolha de empresa responsável pelos radares foi fraudada, o ex-vereador Paulo Pires entrou com uma ação pública, na Justiça, ainda durante o plantão do dia 29 de dezembro. No processo ele pede o cancelamento do contrato entre a CPTrans e a Engebrás S/A, além da suspensão das multas aplicadas, até que a haja o resultado do julgamento.

Devido à polêmica, o prefeito Rubens Bomtempo chegou a dizer que os radares serão retirados da cidade, caso não haja nenhuma mudança nos índices de acidentes de trânsito do município. Contudo, não apresentou a pesquisa em que o projeto foi baseado, para justificar a escolha de ruas e velocidades.

Nenhum comentário: