segunda-feira, maio 14, 2007

Campanha Vote Cristo ganha apoio do governo

A partir de hoje, quem visitar os Centros de Internet Comunitária do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro) espalhados pela capital e interior do estado terá uma oportunidade a mais de demonstrar todo seu amor pelo Rio de Janeiro, elegendo o Cristo Redentor como uma das sete novas maravilhas do mundo.

Nos 59 laboratórios de inclusão digital da autarquia, monitores incentivarão e auxiliarão o público a navegar no site da Campanha Vote Cristo (www.votecristo.com.br) e dar a sua contribuição para que o monumento seja eleito.

Para incentivar a adesão da população nesta reta final de campanha, o governo do estado organizará um ato oficial de apoio nesta segunda-feira (14/5), às 11h, no Centro de Internet Comunitária do Rio Simples Carioca, no subsolo do Centro Administrativo do Governo do Estado (Rua da Ajuda, 5 - antigo prédio do Banerj), no Centro da cidade.

Ao lado do vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, e da presidente do Proderj, Tereza Porto, secretários e presidentes de fundações e autarquias darão o exemplo, utilizando os oito computadores conectados à Internet banda larga e os dois totens (terminais de auto-atendimento) disponíveis no local para votarem no Cristo pela Internet.

Os demais totens do Proderj instalados em prédios do governo, cidades do interior, pontos turísticos da capital – como o Pão de Açúcar e o Maracanã – e em locais de grande circulação de pessoas – como o Saara, o Píer Mauá e o Aeroporto Internacional Tom Jobim –, onde a população já desfruta de acesso livre à Internet em banda larga, também estão disponíveis para votação.

Em 2001, 77 grandes monumentos arquitetônicos da humanidade foram pré-selecionados por indicação popular e avaliados por especialistas, que classificaram os 21 finalistas do concurso promovido pela entidade suíça sem fins lucrativos New Seven Wonders Foundation. Desde 2005, maravilhas como a Acrópole de Atenas, o Coliseu de Roma, a Estátua da Liberdade e a Grande Muralha da China disputam a preferência dos eleitores em todo o mundo, sendo o Cristo Redentor o único representante brasileiro da lista. Dentre as atuais sete maravilhas do mundo, construídas durante a Antiguidade Clássica, apenas uma ainda está de pé: as pirâmides de Gizé, no Egito, construídas há cinco mil anos.

- Além de ajudar a atrair ainda mais turistas estrangeiros para o Rio de Janeiro, refletindo na economia e na cultura da cidade, acreditamos que a inclusão do Cristo na lista das maravilhas do mundo moderno também vai contribuir para elevar o orgulho do carioca e do brasileiro e levar uma imagem positiva do país para o exterior. Sua simbologia exalta a paz e está presente no imaginário de muita gente, quando se fala em Brasil. Por isso, o Proderj e o governo do estado estão abraçando esta bela causa -, declarou a presidente do Proderj, Tereza Porto.

A votação será encerrada no dia 06 de julho, a uma semana do início dos Jogos Pan-Americanos 2007, e será divulgada no dia seguinte, em Lisboa, capital portuguesa. Até lá, o governador Sérgio Cabral espera mobilizar também os servidores públicos estaduais, divulgando a votação internamente nos órgãos de estado e autorizando a publicação de chamadas da campanha Vote Cristo no verso dos contracheques emitidos pelo Proderj para funcionários ativos, inativos e pensionistas e para os aposentados da União.

Já estão confirmadas as presenças dos secretários Júlio Lopes, de Transportes, e Eduardo Paes, de Turismo, Esporte e Lazer; do subsecretário de Educação Profissional e Ensino Superior, Luiz Edmundo Costa Leite, representando a Secretaria de Ciência e Tecnologia; do subsecretário de Recursos Humanos e Tecnológicos, Celso Ribeiro, representando a Secretaria de Educação; do subsecretário de Planejamento da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Sérgio Pereira; do chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Júlio Mirilli, representando o secretário Julio Bueno, da superintendente de Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente, Lara Moutinho; do diretor-presidente da Codin, Maurício Chacur; do presidente da Emop, Ícaro Moreno; do presidente do Detran, Antônio Francisco Neto; do presidente da Loterj, Sérgio Almeida; do coordenador do Procon, Paulo Roberto Novaes; do diretor-presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zaguer; do diretor-presidente da Coderte, Ronaldo Monteiro Francisco; do diretor-presidente da Cehab, Luiz Fernando Anchite; e do liquidante do Metrô-RJ, Fábio dos Santos Fonseca, entre outras autoridades.

Nenhum comentário: