sábado, janeiro 17, 2009

Secretaria de Meio Ambiente paralisa ação de desmatamento no Vale das Videiras


Através de uma denuncia feita por telefone, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, realizou uma operação, na manhã de ontem, para impedir o desmatamento em um terreno localizado às margens da Estrada Almirante Paulo Meira, próximo ao número 3.300. Segundo o GM Marcelo Martins Gomes, chefe da equipe do Grupamento, o infrator deixou o local ao perceber a chegada da fiscalização e abandonou uma moto-serra, um tifor e um galão de combustível.



O proprietário do terreno, ainda não identificado, será notificado e multado pelo corte feito sem autorização da SMADS. Segundo o GM Marcelo, oito árvores já haviam sido derrubadas e, além da ação ser ilegal, o equipamento utilizado também não era licenciado, conforme determina a lei. As árvores cortadas e as ferramentas foram apreendidas. Moradores do local não quiseram dar informações sobre a identidade do infrator, nem mesmo sobre os possíveis motivos para o desmatamento.



O Secretário de Meio Ambiente, Luís Eduardo Peixoto, ressaltou que a secretaria irá agir com rigor contra as derrubadas e agressões ambientais. "Além da fiscalização, faremos um trabalho de educação ambiental junto às comunidades localizadas em áreas mais problemáticas, com o objetivo de proteger nossas encostas", afirmou Peixoto. O secretário ainda frisou que o objetivo do governo não é impedir o progresso da cidade, mas controlar a ocupação desordenada. "Manteremos diálogo com a população. Essa é uma atitude importante para evitarmos catástrofes", concluiu ele.



Quem souber de algum caso de corte ilegal de árvores pode denunciar através dos telefones 2246-8962 e 2246-8963.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: