segunda-feira, janeiro 19, 2009

Comandante da PM faz recomendações contra furtos

Casos como o da estudante de 24 anos que teve cerca de R$ 9 mil reais furtados por duas golpistas na porta da Caixa Econômica Federal, na Rua do Imperador, assustam os moradores de Petrópolis. A fim de evitar novas ocorrências como essa, o tenente-coronel Luiz Cláudio Calixto Barbosa, comandante do 26o Batalhão da Polícia Militar, recomendou algumas medidas de segurança. Ele revelou ainda que as mulheres são acusadas de outros furtos na cidade.

De acordo com o tenente-coronel, as pessoas precisam aprender a andar com pouco dinheiro na bolsa e dar preferência aos cartões de crédito, que acredita ser mais seguro. E alertou ainda para que ninguém saia contando dinheiro do banco e ande com a bolsa sempre colada ao corpo, para evitar a ação rápida de "trombadinhas".

"Hoje existe o sistema de informatização para que as pessoas andem com cartão e cada vez menos dinheiro. É preciso andar também com a bolsa sempre bem colada ao corpo, e não fazer como alguns comerciantes que costumam colocar o dinheiro todo numa mesma pasta. Sair do banco contanto dinheiro é uma coisa que as pessoas também não podem fazer", enumerou.

Calixto Barbosa alertou ainda para o crescimento do número de golpes na cidade. Conforme relatou, eles costumam ser aplicados preferencialmente em idosos e no período de pagamento. Em alguns casos o golpista oferece uma grande vantagem para a pessoa em troca de algo muito simples.

"No caso da estudante uma mulher deixou cair um objeto, ela foi ser cortês, se abaixou para ajudar e uma trombadinha levou a bolsa dela. Antes de tentar ajudar uma pessoa é preciso olhar quem está a sua volta para não ajudar a pessoa errada. São muitos golpes que estão sendo aplicados na rua. Tem que tomar cuidado com as pessoas oferecendo dinheiro ou vantagens. Elas costumam andar em dupla, como essas mulheres", explicou.

O furto à estudante aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), depois que ela sacou o Fundo de Garantia (FGTS) no caixa do banco. Ela estava acompanhada do filho de um ano e não precisou agendar o atendimento. Segundo relatou, uma das mulheres esbarrou nela e deixou cair uma bolsa com documentos. Ao abaixar para ajudar a recolher os papéis uma outra mulher puxou a bolsa da jovem e correu em direção ao Terminal de Transbordo Imperatriz Leopoldina.

Conforme descreveu, a mulher que estava com a bolsa de documentos era loira e aparentava ter aproximadamente 50anos. Já a segunda era morena, com cabelos lisos e traços orientais. A fita de segurança do banco está sendo analisada e a polícia procura as suspeitas por toda a cidade.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: