terça-feira, janeiro 06, 2009

Acúmulo de contas assusta petropolitanos

Depois das comemorações nas festas de fim de ano os petropolitanos começam a voltar à corria normal do dia-a-dia. E entre os inúmeros compromissos que surgem nesse início de ano estão os tradicionais pagamentos de impostos e contas. Além das parcelas das compras de Natal, as pessoas também se preocupam com o vencimento do IPVA do veículo, do IPTU, o pagamento da matrícula, da mensalidade, e a compra do material escolar dos filhos. De acordo com o técnico de contabilidade, Marcos Paulo Galvão da Silva, a inadimplência chega a 30% nesse período.



Contudo, não é por falta de aviso que as pessoas se enrolam com os pagamentos. O problema se repete todo o ano, e desde o fim de 2008 os analistas econômicos alertavam para o acúmulo de vencimentos em janeiro e fevereiro. Eles ainda recomendaram que parte do 13° salário fosse reservado para essas dívidas, mas muitas pessoas se empolgaram com as compras de Natal.



"Com no que passa por mim no meu ramo de negócios, a média de inadimplência por ano está em torno de 30%. Acredito que essa seja uma média nacional e se repita em 2009, principalmente em relação aos impostos. Ao escolher pagar um ou outro as pessoas devem da preferência ao IPVA, mesmo que o IPTU tenha parcelas menores, porque ele sofre fiscalização da Polícia Militar e o veículo pode ser apreendido se não estiver em dia", alertou.



Já para as dívidas que não podem ser adiadas, como mensalidade e matrícula escolar, além da compra do material didático, não existe muita solução. De acordo com Marcos Paulo, é preciso pesquisar os menores preços e estudar a possibilidade de pagar a vista, caso haja algum desconto. Se não existir esse benefício, o parcelamento sem juros é a melhor opção.



"Essas são despesas inevitáveis e as pessoas só precisam ficar atentas para não cair no ciclo da inadimplência, quando financiam as compras no cartão ou no cheque e depois não cobrem o gasto. Por isso as viagens de férias devem ser bem planejadas, para que ninguém fique no sufoco depois na hora de pagar as contas", lembrou.



Para o próximo ano o técnico contábil recomendou que seja feita uma reserva mensal de dinheiro durante todo o ano. Dessa forma, as pessoas não devem sentir grande diferença no orçamento familiar, e o valor economizado deverá ser destinado exclusivamente para o pagamento dessas dívidas a vista, aproveitando os descontos. Só no IPTU a Prefeitura de Petrópolis concede desconto de 15% na quitação em parcela única.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: