segunda-feira, janeiro 12, 2009

Pais devem ficar atentos ao uso do flúor em crianças

Na preocupação de evitar cáries e desenvolver dentes fortes e saudáveis, muitos pais, sem orientação, acabam exagerando na aplicação do flúor em crianças. O problema é que com esse excesso, muitas acabam desenvolvendo a fluorose dentária. O problema causa manchas irreversíveis, brancas ou acastanhadas no esmalte dos dentes. De acordo com a cirurgiã dentista e clínica geral, Dra Keli Fernanda Macedo dos Santos, para evitar a fluorose o ideal é a prevenção. "Os pais devem ficar atentos quanto ao uso do flúor porque a fluorose se desenvolve na infância. Na escovação a criança acaba engolindo resíduos de pasta, porque as infantis têm o gosto bom. Daí essa substância atinge a corrente sanguínea e assim que os dentes de leite caem os permanentes já nascem manchados. O perigo da fluorose é que ela ocorre silenciosamente e as manchas são irreversíveis.", explicou.



O Flúor está presente no dia-a-dia das pessoas, por isso é preciso ficar atentos quanto à aplicação caseira. "Algumas cidades, como Petrópolis, já tem a água fluoretada combinada com o uso da pasta de dente, o flúor concentrado aplicado em escolas e algumas bebidas como os chás gelados contribuem para o surgimento da fluorose. Agora os bochechos, vendidos em farmácia, são estritamente proibidos para crianças.", alertou.



O flúor pode causar intoxicação quando engolido, além disso, a criança pode ter febre, vômitos e até desmaios. "O flúor não pode ser encarado como um vilão, mas um aliado, se usado com bom senso. Já que ele passa a participar na formação do dente tornando-o mais resistente à cárie e na estrutura. A prevenção da cárie não está só no uso do flúor mas na atenção à escovação, uso do fio dental, consumo restrito do açúcar e na alimentação saudável.", disse Keli Fernanda.



Prevenção e tratamento



A fluorose provoca uma pigmentação excessiva que nos casos mais leves, menos graves, aparecem como manchas ou linhas esbranquiçadas. Já nos casos mais graves manchas acastanhadas ou marrons. "Infelizmente não há tratamento para fluorose, o que pode ser feito é apenas o tratamento estético, que é sempre evasivo. O recurso estético usado para tratar as manchas causadas pela fluorose é a faceta estética, uma cobertura dos dentes envolvidos com material protético. Mas o ideal é sempre a prevenção.", explicou a cirurgiã dentista e clínica geral, Dra Keli Fernanda Macedo dos Santos.



Como prevenção a cirurgã revelou que já há no mercado pastas de dentes infantis sem a adição de flúor. "O uso do flúor deve ser assistido, através do acompanhamento do profissional. Já existem no mercado pasta de dente infantil sem flúor para evitar esse problema. Com a aplicação no consultório, água floreta e o que já existe na pasta de dente já o suficiente para prevenção de cáries. Mas depois dos seis anos a criança já pode usar o flúor tranqüilamente, porque os dentes já estão formados.", finaliza.
Fonte:Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: