quarta-feira, julho 06, 2005

Celular é alvo de fraude na internet

Mensagens enviadas a clientes apontam débitos falsos, que escondem vírus e programas espiões

Bruno Rosa /JB
Clientes das operadoras Vivo e TIM devem ficar atentos aos e-mails que circulam pela internet com supostas notificações das companhias, informando que o destinatário tem débitos pendentes e que, se não quitá-los, pode ter seu nome inscrito no cadastro de maus pagadores. As mensagens falsas apresentam links que, ao serem acessados, podem instalar vírus ou programas espiões que coletam os dados digitados pelo usuário, como informações sigilosas e senhas bancárias.
Em alerta, as empresas já colocaram mensagens em seu site sobre o email falso. Para evitar que a população seja lesada em um possível golpe, a TIM esclarece que não envia nenhum tipo de cobrança via e-mail e orienta os clientes a não abrirem mensagens eletrônicas suspeitas. A empresa informou também que não liga a cobrar para seus clientes solicitando alterações na configuração de seus aparelhos.
Já a Vivo, maior operadora do país, afirma que não envia mensagens solicitando dados cadastrais do cliente e do aparelho com o pretexto de regularizar uma pendência financeira ou para participar de algum tipo de promoção para clientes selecionados. A empresa ressalta que não costuma fazer comunicação via e-mail com seus clientes.
Oi e Claro ainda não receberam nenhuma notificação. A empresa de telefonia móvel do grupo Telemar, no entanto, registrou uma reclamação sobre caso semelhante e alertou a cliente de que a companhia não envia e-mails sobre dívidas. A Claro, porém, informou que envia mensagens de assuntos relevantes para clientes que autorizam o envio.
Os falsos e-mails geralmente possuem um link ou anexo para clicar. Ao entrar na página, o usuário terá um arquivo para baixar. Normalmente, são worms, usados para roubar senhas.

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