quarta-feira, setembro 12, 2007

Vacinação de animais contra raiva tem campanha na cidade

Os donos de cães e gatos têm compromisso no dia 15. Acontece no próximo sábado, o Dia Nacional da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Em Petrópolis, funcionarão 34 (um deles será no Parque Municipal) postos de vacinação em todo o município no horário das 8 às 17h. A meta é imunizar cerca de 30 mil animais. No ano passado foram imunizados mais de 44 mil animais.

Em um trabalho paralelo ao Dia Nacional de Vacinação Anti-rábica, a Prefeitura realizará minicampanhas em mais 30 localidades do município, onde não há posto de vacinação. Já foram vacinados mais 13 mil cães e gatos somente este ano. Após o término da campanha nacional deste ano, a previsão é que sejam vacinados mais de 5 mil animais. Um serviço avançado de vacinação também estará disponível na zona rural, atendendo diariamente as localidades mais distantes. Dentro deste serviço já foram vacinados 8.212 animais.

A vacina pode ser aplicada a partir dos dois meses de idade, mesmo em caso de doença ou prenhez. A vacinação anti-rábica é anual, mas não há contra-indicação se o cão ou gato for vacinado mais de uma vez no mesmo ano. Para os proprietários que não conseguiram vacinar os animais, a Vigilância Sanitária atende em um posto fixo na Rua Vigário Corrêa -1345, em Corrêas. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, de 8 às 17h.

Raiva Humana - A vacinação animal é a principal forma de prevenção da raiva humana. Os cães são responsáveis por cerca de 95% dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos são responsáveis por outros 5%.

Nenhum comentário: