terça-feira, setembro 18, 2007

Incêndio chega a Itaipava

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da brigada de incêndio do Ibama (Previ Fogo) trabalharam ontem no combate a focos de incêndio em três diferentes pontos da cidade. A situação mais grave é a de um incêndio de grandes proporções que começou na região de Secretário na semana passada e já consumiu 400 hectares de Mata Atlântica na região dos distritos.

O incêndio, que teve início na quarta-feira, em Secretário, e já havia chegado a Araras na sexta-feira, chegou a Itaipava no fim de semana. O fogo atingiu a área próxima de condomínio na região da Manga Larga e assustou os moradores. Alguns veranistas chegaram a ir embora na manhã de domingo.

O combate ao fogo mobilizou equipes do IEF e 70 homens do Corpo de Bombeiros de Petrópolis e de Itaipava. "Há quatro dias, estamos com equipes trabalhando em tempo integral no local", disse o comandante do 15a Batalhão do Corpo de Bombeiros, coronel Souza Vianna. O comandante da operação lembra que durante todo o dia de ontem quatro aeronaves auxiliaram os trabalhos, fazendo o combate aéreo com água.

No fim da tarde, o coronel informou que os focos de incêndio já estavam controlados. Mas, apesar disso, trinta homens foram mantidos de prontidão no quartel, para o caso de necessidade. "O fogo já está dominado, mas tudo vai depender do vento e das condições do tempo. Por isso, manteremos uma equipe de prontidão", explica.

Também na tarde de ontem uma equipe do Corpo de Bombeiros de Itaipava combateu focos de fogo em vegetação na região de Madame Machado.

Nenhum comentário: