domingo, setembro 02, 2007

Acesso polêmico a Itaipava

Obra do novo caminho, construído pela iniciativa privada, está embargada pelo Ibama desde janeiro.


Quem passa pela BR-040, no Km 63, nota que está parada a construção no local de um novo acesso a Itaipava. Desde janeiro, a obra, uma iniciativa particular, foi embargada pelo Ibama. O novo caminho permitiria que os moradores utilizassem a Estrada do Catumbira para chegar e sair do distrito. O acesso começou a ser construído há dois anos, pela Sincorar Construção e Incorporação, que tem à frente o arquiteto Mauro Otero. O empresário investiu R$ 1 milhão na obra, com o objetivo de facilitar o acesso à sua propriedade, cortada pela rodovia.

— Não estou fazendo um absurdo, e sim um acesso que também servirá aos moradores de Itaipava — diz Otero.

Segundo o arquiteto, o Ibama embargou a obra alegando interesse privado, loteamento clandestino e invasão em área de preservação. Mauro Otero diz que a construção foi aprovada pela Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e pela prefeitura de Petrópolis. A Concer e a Agência Nacional de Transportes Terrestres aprovaram o projeto em dezembro de 2005.

— Na época, comuniquei até o Ibama, que não se opôs e me orientou a procurar a Feema.
Os órgãos ambientais fazem a maior confusão. Não acho que é maldade, é desorganização e vaidade — diz.

O representante do Ibama na região, que não quis se identificar, disse que a obra não tem as devidas aprovações e que a autorização da Concer não exime o empreendedor da licença ambiental.

Nenhum comentário: