quarta-feira, setembro 19, 2007

Radares já multam em Itaipava

Atenção com os quatro radares instalados pela CPTrans na reta da Granja Brasil, em Itaipava. Ao todo a CPTrans prevê a instalação de 10 radares para controlar a velocidade, numa das áreas onde ocorrem mais acidentes de trânsito no município. A velocidade máxima em toda área urbana ao longo da estrada é de 50km/h.

Os radares foram instalados nos dois sentidos da reta. Quem passar a mais de 50km/h será multado. A partir de 60km/h, a infração é considerada gravíssima e a multa ultrapassa os R$ 500. Mas, a intenção, segundo a CPTrans não é punir motoristas, mas prevenir acidentes, que envolvem em sua maior jovens e são provocados por excesso de velocidade.

Segundo a CPTrans os equipamentos serão um reforço na tentativa de reduzir o número de acidentes na rodovia. Apesar da instalação de dezenas de redutores (quebra-molas), há freqüentes registros de excesso de velocidade. Segundo o Petrópolis Resgate, em sua maioria os jovens entre 17 a 26 anos são as principais vítimas dos acidentes que marcam os fins de semana na União e Indústria. "A colocação de radares é medida necessária, mas não evita acidentes. O ideal seriam redutores de velocidade nos pontos onde a incidência de acidentes é maior, juntamente com uma fiscalização rígida" opinina Renato Ghiggino Sá, coordenador do Grupo Petrópolis de Resgate.

Ghiggino acredita, também, que radares moveis surtiriam mais efeito, já que motoristas diminuíram a velocidade ao longo de toda a estrada por não saber a localização dos mesmos, uma vez que os radares móveis poderiam estar operando em qualquer ponto da pista. "No caso do radar fixo, quando o motorista sabe sua localização, a tendência é reduzir bruscamente a velocidade; quando ultrapassa o radar, volta a acelerar o carro", explica.

Nenhum comentário: