terça-feira, julho 07, 2009

Transferida para o dia 24 a reunião com representantes da ANTT sobre pedágio

A reunião entre o prefeito Paulo Mustrangi e diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), marcada para ontem, foi adiada para o dia 24 de julho, às 14h. Ainda sem explicação para o adiamento, a única informação que se tem é que a transferência foi um pedido da agência. O deputado federal Paulo Rattes (PMDB) considerou normal esta situação, mas frisou que “espero que o adiamento seja para dar uma resposta positiva aos petropolitanos, principalmente com relação ao valor do pedágio”.
Para Mauro Correa, coordenador do Instituto Civis, este é um momento importante para o prefeito Paulo Mustrangi resolver o problema da ligação Bingen/Quitandinha, lembrando que o partido do prefeito e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mesmo, o PT. “Como são do mesmo partido, este é o momento para dar solução a este e a outros problemas, como a duplicação da serra e a revisão do valor do pedágio”.
O coordenador do Civis contou que vendo o balanço da Concer viu que há verba para duplicação, frisando que não há nenhuma informação sobre um estudo neste sentido. Mauro Correa disse que nas últimas semanas havia várias equipes fazendo a manutenção da Estrada BR-040, e na sua avaliação é por causa da discussão e da vinda da ANTT a Petrópolis. Para ele, o adiamento da reunião da agência com a Prefeitura precisa ser apurado, pois considera um desrespeito, já que há diversos assuntos importantes para Petrópolis a ser discutidos com os diretores da ANTT.
Sobre a ligação Bingen/Quitandinha, Mauro Correa disse que ela é fundamental para a cidade, principalmente com o anúncio e implantação do plano viário da Prefeitura. Na sua opinião, qualquer mudança precisa levar em conta esta ligação, pois muitos veículos deixariam de vir ao Centro, saindo do Bingen para o Quitandinha. “Tem que haver uma pressão maior da Prefeitura para que as melhorias na serra possam acontecer, principalmente dentro dos limites de Petrópolis”.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (Acep), Jesus Mendes Costa, o adiamento da reunião é uma mostra da preocupação da ANTT e da Concer com a pressão que a cidade vem fazendo para que apresentem uma solução para o valor do pedágio e sobre a ligação Bingen/Quitandinha. “Nunca houve uma cobrança como a que está ocorrendo agora”, comentou o empresário, frisando que “eles não encaram de frente o problema porque não querem resolver”.
Na sua avaliação, assim como do deputado Paulo Rattes, uma das medidas mais urgentes a ser tomada pela ANTT é a redução do valor do pedágio, considerado um dos mais caros do país. O deputado federal do PMDB defende inclusive que, se houver qualquer tipo de aumento do pedágio, a cidade se manifeste, e “se for preciso vamos para rua, fechar a estrada e impedir que o pedágio sofra mais um aumento”.
O presidente da Câmara, vereador Bernardo Rossi (PMDB), também considerou normal o adiamento da reunião, mas frisou: “Espero que a próxima data seja cumprida, pois temos assuntos importantes a ser tratados”. Rossi comentou ainda que o prefeito Paulo Mustrangi estava ansioso pelo encontro, pois a cidade tem propostas. O presidente da Câmara contou que está estudando o contrato da Concer com a União e tem uma série de questionamentos que precisam ser respondidos, além de reivindicar a redução no valor do pedágio, a construção da ligação Bingen/Quitandinha e uma participação maior da Concer em Petrópolis.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: