quarta-feira, julho 22, 2009

Fondues para aquecer o inverno


O friozinho da serra é uma atração da região durante esta época. Nada melhor do que ficar em um lugar aconchegante em frente a uma lareira. A gastronomia também chama a atenção dos turistas. Uma comida típica do inverno é a fondue.

O restaurante do hotel Pedra Bonita, em Petrópolis, preparou a noite especial de fondues, que acontecerá hoje e no próximo dia 25 de julho, a partir das 19h.

Entre as opções da iguaria suíça estão as clássicas fondues de carne, queijo e chocolate, que compõem o menu degustação.

Outra pedida é a fondue oriental, que são lascas de filé imersas em caldo feito à base de vegetais. O acompanhamento é a batata roesti e molhos variados: poivre, que é à base de pimenta, o funghi, o molho de queijo, dijon, que é de mostarda e o agridoce.

Uma novidade do restaurante é a fondue de vin rouge, que é com lascas de filé mignon ou cubos de frango, em panela aquecida com vinho tinto, cebola, cravo e especiarias. É servida com batatas rostie e diversos molhos.

A assinatura dos pratos é do chef Odair Bittencourt, sob a gerência do sommelier Marcos Toneli.

Segundo o sommelier, a fondue pode ser saboreada durante toda a estação de inverno. “Quero lembrar que apesar da gente estar com noites especiais de fondue, a iguaria pode ser degustada a qualquer dia no restaurante. Mas tem que fazer a reserva antes”, comentou Marcos.

Para complementar a noite, uma diversificada carta de vinho está à disposição dos clientes. O restaurante do Hotel Pedra Bonita dispõe de uma adega com capacidade para 2.400 garrafas.

O atendimento para a Noite Especial de Fondues está sendo realizado mediante reservas, pelos telefones (24)2237-4781 ou (24)8812-6298.

Para aqueles que têm medo de se entregar às delícias da fondue por causa das calorias, a Saison Spa oferece a versão light da gastronomia. Com pequenas alterações de alguns ingredientes, é possível tornar a iguaria mais saudável e nutritiva.

A dica da Saison Spa é evitar o excesso de gordura dos queijos comumente usados e a fritura.

A receita light da fondue de queijo, que serve 4 pessoas, tem 201,5 Kcal para cada porção. O molho tradicional é substituído por queijo cottage, requeijão light e queijo prato light. Em vez da batata, da salsicha e do pão, são usados legumes, como brócolis, abobrinha, couve-flor, cenoura e beterraba, e o pão integral.

Outro tipo de fondue que ganha novas versões é a de carne. No lugar da fritura, a carne é cozida. A dica também serve para acompanhar frango ou peixe. Os molhos também ganham versões mais leves, usando iogurte desnatado, creme de leite light e maionese light.

Fondue de Queijo
Light (4 pessoas)



Ingredientes: 1 dente de alho; 150g de requeijão light; 100g de queijo Cottage; 150g de queijo prato light ralado; 100g de leite desnatado; 1 colher (sobremesa) de maisena; 1 pitada de noz-moscada

Modo de preparar: Esfregue um dente de alho na panela de fondue, em seguida, acrescente o requeijão e a metade do leite com a maisena dissolvida. Bata bem o queijo Cottage com o restante do leite e acrescente aos poucos na panela. Junte a noz-moscada e o queijo prato, mexendo até incorporar à massa.

Ao servir: Brócolis, abobrinha, couve-flor, beterraba, talos de salsão e cenoura cozidos no vapor. Tomate cereja e fatias de pão integral.


Fondue light (Asiático)


Ingredientes: 1 ½ litro de água; 2 cenouras; 1 batata; ½ repolho pequeno; 1 alho poro; sal e pimenta do reino a gosto.


Modo de preparo: Assim que os legumes estiverem cozidos coar o caldo e colocar na panela da fondue. Cozinhar neste caldo cubos de carne, frango ou peixe. Acompanhar com molhos leves à base de iogurte natural, maionese light ou raiz forte.



Molho de peito de peru

Ingredientes: ½ copo de requeijão cremoso light; 100g de peito de peru moído (ou presunto magro); ½ xícara (chá) de maionese light; 2 colheres (sopa) de creme de leite light; Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes




Molho de mostarda

Ingredientes: 1 colher de sopa mostarda; 1 copo de iogurte desnatado natural; 1 copo de água; sala e alho (picado) a gosto.

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes.




Molho de ricota

Ingredientes: 185g de ricota (pedaço grande); 1 xícara de leite; sal e cheiro verde a gosto.

Modo de preparo: Bater a ricota picada com o leite no liquidificador. Acertar o sal. Misturar o cheiro verde picado.



Molho raiz forte

Ingredientes: 100g de raiz forte ou 1 colher de preparada; 1 xícara de vinagre branco; 4 envelopes de adoçante em pó; 2 xícaras de creme de leite light; 1 cálice de conhaque; sal a gosto

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes.



Molho de beterraba


Ingredientes: 1 ½ beterraba (média) cozida; 1 dente de alho picado; 1 colher (sopa) de cebola picada; 2 colheres (sopa) de vinagre branco; ½ xícara (chá) de maionese light; 1 pitada de adoçante em pó; Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Cozinhar a beterraba e bater com os outros ingredientes no liquidificador.




Serviço:

Hotel Pedra Bonita
Endereço: Rodovia BR-040 – km 69,2 – Fazenda Inglesa – Petrópolis – RJ
Telefones: (24)2237-4781 ou 2237-5972

Saison Spa
Endereço: Rua Ministro Armando de Alencar, 40 Itaipava - Petrópolis - RJ
Telefone: (24) 2222-2380 ou 0800 282 2380
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: