sábado, julho 25, 2009

Rio-Petrópolis: quebrou, fica mudo

Falta de boxes com telefones é motivo de reclamação dos usuários em trecho da BR-040
Emanuel Alencar
emanuel.alencar@oglobo.com.br
O motorista que costuma fazer a rota Rio-PetrópolisRio não pode dispensar o celular e deve ficar atento ao carregamento da bateria do aparelho, sob pena de ficar incomunicável em caso de incidentes. O aviso não está em nenhuma placa ao longo da BR-040, mas deveria. Em nenhum dos 180 quilômetros que ligam o Rio a Juiz de Fora há cabines telefônicas.

O administrador Fernando Constantino, morador de Itaipava, argumenta que, em alguns pontos da subida, o celular não pega, seja ele de qualquer operadora: — Na pista de subida, há zonas mortas, onde nenhum celular pega. É um problema sério. Faço todo dia este trajeto e posso garantir que quem tiver problemas com o carro vai ficar em maus lençóis.

Eles (a concessionária) chegaram a começar a instalar os call-boxes, mas abandonaram a ideia com receio de que os aparelhos sejam roubados. Agora, dizem que os usuários, que já pagam um altíssimo pedágio, é que devem usar seus celulares — reclama, acrescentando que o telefone gratuito disponibilizado pela Concer nem sempre atende. — Às vezes, fica um tempão naquela música de espera e nada acontece.

De acordo com a Concer, responsável pela manutenção da rodovia, a instalação das caixas de chamada de emergência (call-boxes) depende da prévia aprovação do projeto que foi submetido à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A concessionária ressalta que todo o trecho da Baixada Fluminense é monitorado por câmeras e que os inspetores de tráfego fazem a vistoria de toda a rodovia 24 horas por dia.

O número para as chamadas gratuitas — 08002820040 —, ainda segundo a Concer, tem provado ser um eficiente instrumento de comunicação entre o usuário e a concessionária.

O 0800 recebe ligações de celular e, só no ano passado, atendeu a 121.713 chamados (10% a mais do que em 2007). A partir do chamado, o atendimento ocorre em até 15 minutos, acrescenta a Concer.
Fonte: O Globo Serra

Nenhum comentário: