sexta-feira, junho 15, 2007

Petrópolis fora da redução de tarifas

Petrópolis não será beneficiada com o convênio assinado entre o Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (Detro) e cinco empresas de transporte intermunicipal. O acordo prevê a redução do preço das passagens e, em troca, as empresas são beneficiadas com o desconto no pagamento da taxa de vistoria dos ônibus.

A Trel é uma das empresas que reduzirão as tarifas, mas as linhas que atendem a cidade ficaram de fora.

A Trel é uma das empresas que reduzirão as tarifas,
mas as linhas que atendem a cidade ficaram de fora.

A Trel é uma das que reduzirá as tarifas, mas as linhas que atendem a cidade ficaram de fora. A Única e Fácil também não têm planos de entrar no acordo. As duas empresas relatam que trabalham que preços abaixo do ideal.

Desde 2006, as cinco linhas da Trel baixaram pela metade o valor da passagem. Hoje o usuário paga R$ 3. O valor diferenciado se deu pela diminuição do trajeto dos veículos, que antes levavam os passageiros até o Centro e hoje finalizam a viagem no Alto da Serra. Segundo o encarregado de tráfego, Manoel Bezerra, se houver mais uma redução a empresa terá ainda mais prejuízos.

“Com a redução feita em 2006, a empresa já reduziu em 40% o faturamento e por isso Petrópolis ficou de fora do acordo com a Trel”, disse. Se aceito, o acordo beneficiaria mais de 9 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas Nova Campinas, Praia do Anil, Saracuruna, Imbariê e Magé.

“O valor desses ônibus já é promocional”, disse Manoel. Pela Baixada Fluminense, a Trel entrou no acordo reduzindo a tarifa de três linhas: Praia Mauá, Raiz da Serra e Nova Campinas. Na região, as passagens ficaram mais baratas em até 41%.

A Única-Fácil diz que já cobra um valor abaixo da tabela do Detro e com isso não efetuará mais uma redução. Sobre os benefícios oferecidos pelo Detro, a empresa buscará informações para saber se tem direito.

As empresas pagam mensalmente R$ 154,88 para efetuar a vistoria. A determinação do Governo Estadual pretende garantir maior acesso ao transporte público para os trabalhadores da região fluminense. O Detro espera fechar mais, pois a parceria é aberta a todas as empresas que operam no Estado.

Nenhum comentário: