terça-feira, junho 26, 2007

EVENTOS EM ITAIPAVA

Opiniões divergentes de Comerciantes

PETRÓPOLIS - Assessores de shoppings de região de Itaipava tem opiniões divergentes a respeito da realização de eventos voltados para o público jovem naquela região. Na avaliação do gerente de marketing do Arcádia Mall, Rodrigo Koslowski, o evento de Axé - que reuniu centenas de jovens em Itaipava durante o feriado de Corpus Christie - foi lucrativo. "Durante o feriado todos os participantes do evento de Axé vieram almoçar no shopping. O movimento também foi muito bom à tarde", afirma Rodrigo, lembrando que o Tuning, realizado no dia 17/06 não modificou a rotina do Shopping.

Já a assessora do Shopping Vilarejo, Cláudia Martins assegura que estes tipos de eventos atrapalham o movimento dos Shopping. Ela critica principalmente a falta de fiscalização para a venda de bebidas alcoólicas. "Os jovens começam a beber muito cedo e consomem uma quantidade muito grande de álcool. Às 15h já vemos muitos jovens embriagados, às vezes até menores de idade.

As lojas ao redor fecham a portas, porque clientes e proprietários ficam acuados. Como a área do evento não comporta todo público parte acaba ficando na beira da estrada bebendo. Eles fecham o trânsito e causam tumulto. Não sou contra este evento, mas acho que eles deveriam acontecer em um locais como o Parque de Exposições, que tem espaço para receber uma quantidade grande de pessoas. Além disso o policiamento deveria ser reforçado, para evitar os excessos", sugere, lembrando que adolescentes de 13,14 anos foram vistos embriagados.

Cláudia afirma que o tumulto afasta o turista, que busca em Itaipava a tranqüilidade. "Eventos culturais como shows de Jazz, MPB e talentos, são benéficos para Itaipava e atraem jovens que se divertem muito sem o uso abusivo de bebida", sugere.

HOTÉIS E POUSADAS

Hotéis e pousadas da região tiveram uma taxa de ocupação alta durante o ferido de Corpus Christie, mas poucos creditam o movimento ao evento.

Em declaração ao Diário de Petrópolis na semana passada, o presidente do Convention e Visitours Bureau , Rogério Elmor também criticou a falta de fiscalização aos eventos voltados para jovens. "Não sou contra estes eventos, mas acho que eles deveriam sem mais fiscalizados, pois da forma como vem sendo feitos, eles não trazem qualquer benefício para o turismo, pelo contrário, assustam o turista e perturbam a população", declarou na ocasião.

De acordo com o gerente dos Chalés Wood House, Murilo Stlwta, alguns eventos trazem benefício, mas os clientes sempre reclamam do tumulto no trânsito. "O encontro de motociclistas por exemplo trouxe clientes. Para o Axé tivemos apenas um casal, hospedado, já o Tuning não trouxe nenhum hóspede", declara.

Na Pousada Arcádia, os responsáveis não foram encontrados para falar sobre o assunto, mas funcionários disseram que o evento trouxe benefícios e que os administradores não tem qualquer objeção aos eventos.

Funcionários da Pousada Altenhaus contaram que a pousada recebeu três ou quatro hóspedes que vieram à Itaipava para assistir ao Show de Axé.

O recepcionista do Capim Limão Hotel e Restaurante, Thiago Dias, conta que o hotel recebeu quatro ou cinco jovens que participaram do show de axé e lembra que o tumulto no trânsito causou atrasos na chegada dos hóspedes, que reclamaram bastante.

No Hotel Fazenda Quinta do Lago, o gerente Alessandro Laino disse que também não foram identificadas reservas referentes aos eventos. "Os eventos não trouxeram alterações, mas posso afirmar que também não nos trouxeram nenhum cliente", afirma.

A situação foi a mesma no Albergo Del Leone, que também não recebeu qualquer hóspede relativo ao evento. "Pra nós não afetou em nada. Não recebemos ninguém para estes eventos", disse o responsável Carlos Marins.

O gerente de marketing do SPA Saison Redução Alimentar, Robson Duarte, lembra que o tumulto no trânsito dificulta os acessos e chama atenção para a falta de infra estrutura dos eventos. "O público que freqüenta estes eventos não tem o perfil das pousadas de Itaipava. O turista vem pra cá para descansar e encontra bagunça, lixo e confusão. Muitos clientes reclamaram do tumulto", disse.

Na tarde de ontem, um dos organizadores do Show de Axé, Marcelo Fassano entrou em contato com o Diário de Petrópolis e afirmou que o evento trás benefícios para cidade. "Durante o evento a taxa de ocupação de hotéis e pousadas foi de mais de 90%. Além disso arrecadamos 12 toneladas de alimentos que serão doados a instituições", declarou.

Marcelo disse ainda que irá apresentar uma manifestação favorável ao evento que segundo ele tem o apoio de autoridades da cidade.

Organizador afirma que tuning é tranqüilo

Um dos promotores do Tuning Show, Adriano Ramos, esteve ontem na redação do Diário e garantiu que o evento que organiza não provoca transtornos aos moradores, turistas e comerciantes de Itaipava. "Nosso objetivo é atrair famílias", explica, acrescentando que seus eventos são da linha popular mas que nem por isso geram problemas.

Tal evento, o sexto realizado no Espaço Itaipava, reuniu em sua última edição cerca de dez mil pessoas. "Do total oito mil eram da cidade e dois mil turistas. Faço em Itaipava porque o local é conhecido em todo o estado", assegura.

Quanto ao trânsito, Adriano afirma ter enviado ofício à CPTrans, mas, continuou ele, devido às modificações no Centro Histórico a companhia não pode enviar um grande número de agentes para controlar o fluxo de veículos. "Não podemos gerenciar nada do portão para fora", sentenciou.

Adriano enfatizou ainda que sentiu um certo ‘tom de discriminação’ com as pessoas vindas da Baixada Fluminense. "Nossa cidade é acolhedora e hospitaleira. O povo da Baixada contribui com o trabalho e também vota em nossos deputados", defendeu.

Mesmo sabendo que seu evento não provoca tantos transtornos na região, Adriano garantiu que já procurou outros locais para a realização do Tuning Show, mas, disse ele, na cidade não há um espaço apropriado como em Itaipava.

Para o promotor, os que assistem ao show consomem no comércio daquele distrito. "Muitos só vem a Petrópolis pelo evento ser realizado em Itaipava. Só o local em si é mais um atrativo", acredita Adriano Ramos.

Ele afirmou ainda que médicos, advogados e engenheiros são algumas pessoas que participam do Tuning Show. "Eles compram um carro no valor de R$ 20 mil e gastam em torno de R$ 40 para transforma-los. São pessoas com alto poder aquisitivo", compara, se referindo a outros eventos onde foram registrados problemas, ao contrário do seu.

Ele fez questão de citar também empresas líderes da cidade que participam do Tuning. "É o maior evento do estado do Rio e geralmente trazemos uma etapa do Campeonato Brasileiro de Som Automotivo para cá", diz, se referindo a grandiosidade do show, realizado no último dia 17 de junho.

Adriano Ramos lembrou ainda que participantes de vários estados, entre eles de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e até de outros países, como Argentina, costumam prestigiar o Tuning Show.

Ainda de acordo com o promotor, em outros eventos já realizados em Itaipava é normal ver barracas comercializando produtos do lado de fora. "No Tuning não tem isso. A pessoa entra, paga R$ 3 e não sai, já que se o fizer terá que pagar novamente", assegura.

Adriano se defendeu ainda de uma reclamação sobre carretas que ficaram estacionadas próximo à Granja Brasil. "Estes veículos não participaram do evento. Alguém pode ter se prevalecido do Tuning Show para estacionar naquele local".

Realizado duas vezes por ano, geralmente em meses de férias, o Tuning possui uma vantagem sobre os demais eventos realizados em Itaipava: geralmente não são tocadas músicas que incitam a violência. "Sou terminantemente contra. Nosso evento segue todas as normas da legislação", afirma Adriano Ramos.

O último Tuning Show aconteceu das 10h às 18h e 17 empresas de Petrópolis, participaram direta e indiretamente, entre elas ligadas a gráficas, comunicação e segurança. "São 100 funcionários que ganharam um dinheirinho extra. Como são daqui eles gastam aqui", finalizou o promotor.

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