quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Horário de verão termina no próximo domingo

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão se despedir do horário de verão no próximo dia 25. À zero hora do domingo, os relógios dos brasileiros que moram em estados onde o horário especial está vigente devem ser atrasados em uma hora.

O horário, que começou a vigorar atrasado, no dia 5 de novembro, devido às eleições, tem como principal objetivo fazer com que os brasileiros utilizem as luzes naturais ao entardecer e passem a reduzir a demanda por energia nos horários de pico, diminuindo a possibilidade de um desabastecimento de energia elétrica.

Chuvas também diminuem risco

Além de o horário de verão contribuir para a redução de risco de "apagão" no Brasil, com economia de 4% a 5% da demanda pelo recurso natural no horário de pico, segundo estimativas do Ministério de Minas e Energia, a chuva também ajuda para diminuição.

E, devido às chuvas intensas dos últimos meses, pode-se prorrogar por mais um ou dois anos o risco de "apagão", confirma o professor de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Pinguelli Rosa.

Sem ameaças

De acordo com o professor, num curto prazo não há risco de os brasileiros ficarem sem abastecimento de energia elétrica. "Os reservatórios se encheram e nós vamos ter aí de um a dois anos de trégua. Mas daqui a dois anos pode haver novamente o risco", disse Pinguelli à Agência Brasil.

Ainda de acordo com ele, se não acontecerem as obras necessárias, o Brasil sofrerá um possível desabastecimento a partir de 2009.

Nenhum comentário: