domingo, maio 18, 2008

Setranscard causa polêmica entre passageiros

Alguns dos usuários de transportes públicos na cidade estão insatisfeitos com o sistema de Setranscard, que começou a ser implantado pelo Setranspetro (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis) há cerca de um mês. Entre as reclamações mais comuns estão: a demora para o embarque e problemas eletrônicos que impedem a entrada dos passageiros. Contudo, outros passageiros aprovam o sistema e acreditam que ele facilitará a vida de quem precisa carregar "bolinhos" de vale transporte na carteira.

Dependente das linhas de ônibus da cidade, a escriturária Arlete Amaral não gostou do novo sistema de bilhetagem que está sendo implantado em Petrópolis, mas admitiu que nunca teve problemas com ele. "Comigo nunca aconteceu nada, só demoramos mais um pouco para entrar no ônibus, mas já vi com muitas pessoas a roleta travando.", contou.

Há cerca de duas semanas os usuários da linha Vale dos Esquilos tiveram que esperar na fila, porque a roleta e o sistema eletrônico instalado no veículo "travaram", atrasando o embarque dos passageiros. De acordo com Suelen Sousa, uma das passageiras que tentava embarcar no veículo, apesar de o motorista e o cobrador para resolver o problema, por fim todos tiveram que entrar pela porta da frente.

"Foi uma loucura. As pessoas queriam entrar no ônibus, mas não podiam. Dava para ver o motorista e o trocador passando cartão para um lado e para o outro, mas não resolvia e eles mudavam a ordem para ver se dava certo. Todo mundo já estava sem paciência e eles resolveram abrir a porta da gente. Foi um alívio geral e muita gente comemorou.", relatou a passageira.

Com opinião diferente, Ivone do Nascimento confia que o Setranscard só trará benefícios para os usuários de ônibus. Segundo relatou, ela nunca passou por problemas nas roletas e não considera que o uso dos cartões dos trocadores atrase o embarque dos passageiros. Ela acredita ainda que o sistema é mais prático, uma vez que não será mais necessário carregar montes de vales transporte na carteira, sempre com medo de que eles rasguem, ou molhem.


Nenhum comentário: