terça-feira, maio 06, 2008

Prazo para regularizar situação na Justiça Eleitoral termina manhã

Apesar da divulgação que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vem fazendo, muitos petropolitanos deixaram para regularizar a situação junto à Justiça nos últimos dias do prazo, que termina amanhã (07). Já acostumado com a correria nesse período, o técnico judiciário Roberto Hang Junior, revela que todo ano é a mesma coisa: as pessoas sempre deixam para a última hora. Devido ao já esperado aumento na demanda, o técnico recomenda que as pessoas não adiem a ida ao posto para o último dia da data limite, e com isso evitem os transtornos de uma longa espera.

Segundo Roberto, a procura se intensificou na última sexta-feira, principalmente pelo alistamento eleitoral, onde o jovem recebe o primeiro título e fica apto para votar. Com isso, os funcionários do TRE, resolveram instaurar um sistema de triagem na entrada do prédio, buscando uma solução para que as cerca de 400 pessoas atendidas diariamente não esperem muito tempo na fila.

"O pessoal sempre deixa para última hora. E olha que nós avisamos. Para não ter muita fila nós já estamos fazendo uma triagem logo na entrada e o atendimento está dividido por bairros, o que agiliza muito o andamento.", revelou, acrescentado que "quem reside da ponte de Bonsucesso até Secretário ou Posse será atendido no cartório de Itaipava, que está instalado no Centro de Saúde.".

Para os moradores do Centro e outros bairros da cidade a única opção é o TRE na Avenida Dom Pedro I , das 11h às 19h. O documento fica pronto na hora, mas não é obrigatório para os jovens com 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos de idade. Para o alistamento eleitoral, o técnico avisa que é necessário apresentar um documento original – certidão de nascimento ou carteira de identidade, e comprovante de residência. Os rapazes que completaram 18 anos até dezembro de 2007, precisam levar o certificado de reservista. Os mesmos documentos são pedidos para a revisão do local de votação. Já quem vai pedir a troca do domicílio eleitoral deve apresentar comprovante de que mora em Petrópolis por no mínimo três meses - qualquer conta residencial que seja datada, e o título anterior. Não sendo necessário ir ao município de origem. Ainda de acordo com Roberto, a segunda via do título poderá ser retirada no TRE até 10 dias antes da eleição.

Nenhum comentário: