terça-feira, maio 13, 2008

Serla nega notícia de que vai desalojar moradores de Itaipava

A Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas) está realizado intervenções, sobretudo de desassoreamento, ao longo de seis quilômetros do Rio Santo Antônio, em Itaipava, distrito de Petrópolis (Região Serrana), para evitar novos transbordamentos, como o que aconteceu no início de fevereiro deste ano. Na ocasião, em decorrência das fortes chuvas, nove pessoas morreram. As obras, orçadas em torno de R$ 1,7 milhão, vão beneficiar os moradores da região.

Portanto, não são verdadeiras as afirmações de alguns moradores, segundo as quais terão de deixar as suas casas em decorrência das obras da Serla.

- Essas notícias não são verdadeiras - afirmou a presidente da Serla, Marilene Ramos. Eventualmente quando isso acontece, a Serla notifica os moradores com antecedência.

De acordo com os técnicos da Serla, apenas uma serralheria e um campo de futebol – construídos na faixa marginal de proteção (à margem do rio) – foram removidos com o consenso dos proprietários, previamente notificados. Uma das intervenções está sendo feita na Estrada das Arcas, onde o curso do Rio São Francisco, no trecho em que desemboca no Piabanha, está sendo desviado em decorrência do contrafluxo. Ou seja: o Santo Antônio chega ao Piabanha no sentido contrário do seu curso e provoca inundações.

As máquinas e caminhões da Serla chegaram à área atingida pelas chuvas em Itaipava – visitada na ocasião pelo governador SérgioCabral, pelo seu vice Luiz Fernando Pezão e pela presidente da Serla, Marilene Ramos – no dia seis de fevereiro. O trabalho emergencial consistia em apontar pontos críticos de assoreamento do rio.

Na época, o governador anunciou a liberação de R$ 3 milhões para ajudar no socorro às vítimas das chuvas em toda a região, incluindo Petrópolis. A Serla faz na área, trabalho conjunto com o DER (Departamento de Estradas de Rodagens), órgão responsável pela recuperação das estradas.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, fez um pedido e foi atendido pelo governador: o Detran e a Secretaria de Trabalho instalaram postos em Itaipava, a fim de ajudar as vítimas na retirada de documentos de identidade e carteira de trabalho.

Nenhum comentário: