sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Sergio Cabral pode sancionar lei para obrigatoriedade de luz de emergência

Locais públicos, como shoppings centers e cinemas podem ser obrigados a instalar luzes de emergência. O deputado Roberto Dinamite (PMDB) apresentou o projeto de lei, que foi votado na última terça–feira e será enviado ao governador Sérgio Cabral, para ser sancionado. A medida será para todo o Estado do Rio. Os administradores dos principais shoppings de Petrópolis acreditam que esse serviço é de extrema importância para os clientes, alguns até já disponibilizam o sistema.

Segundo Edemildo de Araújo, administrador do Hipershopping ABC - no Alto da Serra - a nova lei é muito importante para não colocar em risco tanto os clientes como os funcionários. "Por isso mesmo nós já temos esse serviço. Em finais de semana, recebemos até 15 mil pessoas, não podemos deixar que essas pessoas corram risco de acidentes ou até mesmo assaltos. Caso essa lei entre em vigor, não vai nos atrapalhar em nada", disse ele.

"Temos luzes de emergência nos principais locais de acesso, como saídas, corredores e elevadores. Vemos a necessidade disso justamente para evitar problemas, tumulto, ou confusões", completou o assessor de marketing, Alexandre Ferreira.

Já a gerente geral do Shopping Bauhaus, Marcela de Carvalho, disse que o estabelecimento ainda não tem um gerador, mas também disponibiliza a luz de emergência nos principais pontos do shopping. "Temos nas salas de cinema, corredores e estacionamento. Achei essa medida muito interessante, pois se acaba a luz fica tudo muito escuro dentro do shopping, os comerciantes são obrigados a fecharem as portas, podendo causar até prejuízo nas vendas. A qualquer momento a luz pode ser desarmada e se não tiver um sistema de emergência acaba também com a segurança", informou Marcela.

Os estabelecimentos têm que colocar cartazes nos acessos falando da lei. Quem não cumprir estará sujeito às penalidades do Código de Defesa do Consumidor.

Nenhum comentário: