domingo, janeiro 28, 2007

Temporal volta castigar cidade

Defesa Civil registrou 42 chamados e índice pluviométrico chegou a 104 milímetros


O temporal que caiu na cidade na madrugada de ontem voltou a trazer problemas para cidade. Até o início da tarde de sábado a Defesa Civil havia registrado 42 chamados. O índice pluviométrico chegou a 104 milímetros no Centro.
Um dos bairros mais atingidos foi Jardim Salvador. Um trecho da Servidão Antônio Alexandre Cordeiro, na altura do número 125 C voltou a desabar devido ao forte temporal. "Os primeiros desabamentos aconteceram nos dias 16 e 17 deste mês", lembrou Manoel Jorge dos Santos, conhecido como Berola, vice-presidente da Associação de Moradores.
De acordo com ele, o problema aconteceu já que não existe uma rede de água pluvial. Pela falta deste serviço, uma grande quantidade de água desceu do morro e acabou provocando a erosão do solo. No pé do morro, uma pequena entrada de água acabou não dando vasão e provocou o alagamento da pista que dá acesso à servidão.

Lojas, casas e uma igreja evangélica acabaram sendo invadidas por lama e barro, além de grandes pedras. "Eram cerca uma hora quando seguia para casa e não consegui passar devido a grande quantidade de água que invadiu a rua", lembrou Edson Jacob de Jesus, de 36 anos, morador do local e que também participou do mutirão para limpar a rua.
No local, o problema está tão grave que a servidão perdeu cerca de cinco metros de piso, já que o barranco que sustentava a mesma desmoronou de uma altura de pelo menos 15 metros. "Se não forem feitas obras pelo menos 12 famílias vão ficar sem passagem", avisa Berola.

Ele acredita que se nada for feito o resto da servidão será levada pelas chuvas, assim como um poste de energia elétrica. "Três casas que ficam à frente da servidão também poderão cair", avisa, preocupado, o vice-presidente.
As chuvas provocaram também alagamentos em várias ruas, como Coronel Veiga, Ipiranga, 13 de Maio, Koeler, Teresa, em frente ao Hipershopping ABC, Montecaseros, Praça Marechal Carmona e Caldas Viana. Deslizamentos também foram vistos no Morro da Oficina, Estrada da Saudade, Vital Brasil e Caxambu.

Os deslizamentos e desmoronamentos também provocaram interdições de algumas linhas, como Vital Brasil, que devido a um buraco aberto na Comunidade Frente para o Mar está fazendo ponto final na Igreja de São Sebastião.
Na Subida do Fragoso, na Estrada da Saudade, a moradora Ana Faria disse que antes do Bar do Nem, um córrego ficou entupido de lixo e acabou transbordando. Ela espera uma ajuda da população para a limpeza do local.

Ascom - Equipes da secretaria de Obras e da Comdep passaram o dia de ontem desobstruindo vias e limpando os locais mais atingidos pelas chuvas, que caíram na cidade até a madrugada. As equipes liberaram as ruas 1o de Maio, Rua Nova, Morro da Oficina, Francisco Scali e Fragoso, na Estrada da Saudade.

Ainda de madrugada, funcionários da Comdep limparam a Coronel Veiga e a Mosela, os dois locais foram atingidos pelo transbordamento dos rios que cortam os dois bairros. A Defesa Civil registrou 42 chamados, que evolveu pequenos deslizamentos de terra, queda de árvores e casas parcialmente atingidas.

O índice pluviométrico registrado foi de 104 milímetros. O temporal, que começou a cair no final da tarde de sexta-feira, atingiu, principalmente, o primeiro distrito de Petrópolis. A Secretaria de Obras já trabalha na manutenção da Rua Gonçalves Dias, no Valparaíso. Na Estrada do Palmital, em Nogueira. No Vale dos Esquilos a Prefeitura trabalha no local. Nenhuma família ficou desabrigada.

Nenhum comentário: