domingo, janeiro 14, 2007

Produtores rurais dizem que danos provocados pelas chuvas foram os maiores dos últimos 20 anos

Os produtores rurais do Brejal e Taquaril estão torcendo para que o Sol dos últimos dois dias continue firme. Caso a chuva forte volte a cair na região, as duas estradas de acesso, que se encontram em situação precária, podem se tornar intransitáveis. Com isso, aumenta o prejuízo dos produtores, que amargam redução da produção entre 50% a 70%, dependendo do local. A informação é do técnico da Emater Kleber José Cytrangolo Rayol, que percorreu as áreas de produção com o secretário de Agricultura do município, Leonardo Faver.

A recuperação das estradas é uma das reivindicações apresentadas por Faver ao secretário estadual de Agricultura, Christiano Áureo, na reunião realizada em Campos na semana passada. Com a intensidade de chuvas na região dos distritos – uma das produtoras confessou a Kleber que não assistia a um tal estrago na produção há pelo menos 20 anos -, as quedas de barreiras passaram a ser um dos principais problemas a serem enfrentados até o final do verão. Os produtores já contam com danos na produção em janeiro devido às chuvas, mas em 2007 os prejuízos foram maiores.

No Brejal e Taquaril, os principais produtos afetados foram as folhosas, como o alface, brócolis, repolho e rúcula. Desde o início do ano em pelo menos dois dias do ano os produtores ficaram ilhados, sem luz e telefone, por conta dos estrados da chuva. No Caxambu, onde os danos também foram elevados, com cerca de 50% de perda, as vias de acesso ficaram menos danificadas. "Além da perda da produção, também há dificuldades de escoamento por conta das estradas precárias", disse o técnico da Emater.

Para quem não quiser pagar mais caro os produtos hortigranjeiros que escasseiam por causa da queda na produção, o economista Flávio Godas da Ceagesp/SP, entrevistado pela Agência Brasil, dá algumas dicas. "A solução para o consumidor é substituir. Existem diversos produtos que não foram afetados (pela chuva). Nós orientamos o consumidor a procurar produtos mais resistentes como mandioca, cenoura, beterraba e acelga, que foram menos atingidos pela chuva". Os preços e a resistência de cada produto variam de acordo com o estado.
A Prefeitura informou, através da Assessoria de Comunicação Social, que o município também pretende realizar reparos nas estradas vicinais, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Obras e a Comdep.

Nenhum comentário: