domingo, janeiro 21, 2007

Pronto para o futuro

O anúncio de que o governo federal vai investir na construção do anel rodoviário do Rio de Janeiro, que inclui a ligação da Rio-Petrópolis, na altura de Xerém, com a Via Dutra e com o Porto de Sepetiba, encontra Petrópolis em condições extraordinariamente favoráveis para receber os benefícios econômicos que a obra trará para a região.

A estrada, que abreviará o caminho entre o município e as mais importantes áreas de desenvolvimento econômico do estado, entre elas o pólo petroquímico de Itaboraí, vai encontrar Petrópolis em condições de disputar grandes investimentos previstos, no setor de serviços, principalmente, para atender os megaprojetos que o estado vai receber.
Além de ostentar invejável índice de qualidade de vida, um atrativo nada desprezível para as empresas, Petrópolis desenvolve um criativo, ousado e bem sucedido programa de atração de novos investimentos e geração de empregos, implantado pelo prefeito Rubens Bomtempo em meados de 2001 e consolidado em 2003, com a aprovação da lei municipal de incentivos fiscais, que já gerou excelentes resultados.

Complementando a política municipal de desenvolvimento, seguiram-se o Programa de Desburocratização, que permite a emissão de alvarás para empresas em apenas 48 horas; e o Programa de Modernização da Administração Tributária.
O esforço do governo Bomtempo touxe recompensas. Graças a essa política, por exemplo, a nossa maior empresa, a Celma, alterou decisão de transferir-se para o Rio de Janeiro - mais do que isso, trouxe para Petrópolis seus setores que funcionavam na Ilha do Governador. Além disso, o governo atraiu dezenas de novas empresas e estimulou a expansão de outras dezenas, calculando-se que tenham sido gerados mais de 15 mil empregos diretos e indiretos.

A experiência vitoriosa, que beneficiou os setores hoteleiro, têxtil, de vestuário, de móveis, de alimentos, de supermercados, de shoppings, de concessionárias de veículos e até um centro de biotecnologia será fundamental para que o município dispute, agora, os espaços econômicos que serão abertos com a construção do arco rodoviário.
O município que, nos últimos seis anos, saiu de um quadro quase agudo de esvaziamento econômico para um bem-vindo estágio de recuperação, está preparado para buscar papel de protagonista na economia regional. Méritos do governo municipal, que assumiu suas responsabilidades de liderar também o processo econômico e dos empresários locais, que deram resposta ao esforço oficial.

Nenhum comentário: