segunda-feira, outubro 13, 2008

PETRÓPOLIS REINVENTA CARDÁPIO DA CORTE PORTUGUESA

Gastronomia é história. Para entender sua evolução, hábitos e o uso de diferentes ingredientes de acordo com a época, é necessário pesquisar a fundo a origem e a sua influência nos dias atuais. Não por acaso, a oitava edição do Petrópolis Gourmet, que acontece entre os dias 13 e 23 de novembro, vai apresentar “As Receitas da Corte”, em comemoração aos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil.

Para seduzir o turista pelo paladar e proporcionar a oportunidade de redescobrir a riqueza de aromas e sabores das mais variadas cozinhas, a intenção é criar pratos inspirados nestas receitas da corte portuguesa, mas com um toque de brasilidade que resulte em combinações inusitadas.

De acordo com Ana Roldão, historiadora e curadora do VIII Petrópolis Gourmet, a gastronomia do princípio do século XIX apresenta uma interessante mistura de ingredientes portugueses com brasileiros. A corte trouxe ao país novos hábitos alimentares e itens como bacalhau, azeite, queijo, especiarias e vinhos, e incorporou ao cardápio produtos nacionais como palmito, feijão, mandioca e diversas frutas.

A vinda da Família Real para o Brasil mudou os hábitos culturais, comportamentais e gastronômicos da época, e para mostrar essa influência o desafio dos chefs dos 28 restaurantes participantes será fazer uma visita ao passado para reconstruir sabores, elaborando delícias inspiradas no cardápio da corte portuguesa. Além dos estabelecimentos, o festival gastronômico vai integrar ainda os núcleos Gourmet, no Centro Histórico de Petrópolis e nas comunidades periféricas, e as oficinas gastronômicas.

No centro da cidade haverá uma tenda de informações sobre o festival, além de oficinas e palestras no Palácio de Cristal, Museu Imperial e Cozinha Experimental do Xodó de Minas. No distrito de Itaipava será montada uma cozinha didática para a realização de oficinas, haverá um local para exposição e comercialização que reunirá produtores da região.

Sendo assim, a gastronomia de século XIX será redescoberta e homenageada em receitas curiosas e saborosas durante o festival. O objetivo é proporcionar aos participantes uma experiência única, unindo sabor, história e cultura ao clima agradável e à tranqüilidade de uma bela cidade serrana.

www.petropolisgourmet.com.br


Nenhum comentário: