quinta-feira, outubro 16, 2008

Petrópolis registra maior temperatura do mês e lanchonetes aquecem as vendas

Apesar das altas temperaturas nesses últimos dias terem deixado animados os petropolitanos, de acordo com a meteorologista do Terratempo, Edilene Moraes a previsão é que já na tarde de hoje chegue uma frente fria na região. Apesar disso, ontem, os termômetros registraram a temperatura mais alta da estação na cidade, com máxima de 32oC e mínima 21oC. A onda de calor aqueceu o movimento principalmente nas lanchonetes, que tiveram um aumento de 70% nas vendas de sucos, refrescos, água de coco, entre outros. Hoje as temperaturas variam entre 32oC e 20oC. De acordo com a meteorologia o dia começará quente e ensolarado, a frente fria deverá deixar o céu nublado e provocar pancadas de chuva a partir da tarde.

Segundo Edilene essas temperaturas são comuns nessa época do ano. "É normal termos ondas de calor mescladas a frentes frias na primavera. No mês de outubro começam mesmo essas temperaturas mais quentes. Ninguém precisa ficar assustado, primavera é assim mesmo. A tendência é que os próximos meses sejam ainda mais quentes", explicou.

Em relação à frente fria, de acordo com a meteorologista, há uma possibilidade dela não se instalar na cidade. "O que acontece é que a frente fria vem para a região, mas não sabemos se vai estacionar exatamente na cidade. Mas a previsão é que ela fique na região até domingo. E chove todos os dias até segunda-feira. Depois disso volta outra onda de calor. Nessa época as frentes frias vêm em um número menos, mas são intensas, permanecem por mais tempo, pois são abastecidas pela umidade que vem da Amazônia", informou Edilene.

Para o verão a previsão é que chova um pouco acima da média. "Isso não quer dizer que não vai acontecer nada de anormal, pode ser que tenhamos alguma catástrofe. A temperatura também será mais alta em relação a media", completou

Petropolitanos aproveitam o sol para passear

Durante todo o dia de ontem, as praças e locais de lazer da cidade estiveram lotados. De acordo com a dama de companhia, Maria José Dantas, esses últimos dias de calor, estão sendo aproveitados para passear na cidade e sair um pouco de casa. "Ultimamente estava ficando muito frio. Fiquei muito feliz que começou a fazer sol. Adoro o calor, se eu pudesse escolher todas as estações seriam verão. Hoje (ontem), então esta muito calor, uma delícia, aproveitei para passear e trazer minha neta para brincar. As crianças adoram", explicou.

A aposentada Josefa da Silva, disse que muitos dias de chuva e frio atrapalham até nos afazeres domésticos. "A chuva é necessária, mas o calor é muito melhor. O clima é muito bom do jeito que esta. Se a frente fria que esta pra chegar vier mesmo, vou ficar muito triste, não deu tempo nem da gente se animar", relatou.

As lanchonetes estiveram lotadas durante todo o dia, segundo a funcionária do Shopping Sucos, Aracelli Nunes, que as vendas aumentaram cerca de 70% em relação aos dias mais frios. "Água de coco é o que mais sai. Além disso, açaí, refrescos, sucos, principalmente de laranja e morango são os mais vendidos. Não paramos um segundo hoje. A loja esteve cheia o dia inteiro", informou.

Nenhum comentário: