domingo, outubro 05, 2008

Futuro da cidade nas mãos de 231 mil eleitores

O prefeito, seu vice e os 15 vereadores que administrarão a cidade nos próximos quatro anos serão decididos hoje por 231 mil eleitores, o que corresponde a 75% da população de Petrópolis. Nas 679 urnas efetivas destinadas à cidade, cinco candidatos a prefeitos, os seus respectivos vices e 261 candidatos a prefeito estão com os seus nomes, números e fotos registrados. O horário de votação será de 8h até às 17h, e quem estiver na fila até esse horário terá assegurado o ato de votar. O resultado será divulgado por volta das 22 horas.

Para hoje, espera-se 20 mil pessoas trabalhando em boca-de-urna, apesar da fiscalização do TRE. O valor pago pelo candidato a cada cabo eleitoral nesse domingo varia de 15 a 50 reais, o que pode totalizar um milhão de reais gastos somente em boca-de-urna no dia da eleição.

Na eleição para prefeito, disputam o cargo cinco chapas. A coligação "Pra Frente Petrópolis" é composta por PT do B, PTC, PTB, PSDB, PHS, DEM e PSC, sendo Marcos Novaes o seu candidato a prefeito, e Gastão Reis a vice. Ester Mendonça e o seu vice Rubens Gonzáles formam a chama do PSOL. Nelson Sabrá e Julião Ríspoli serão os candidatos a prefeito e a vice, respectivamente, do PRB. A coligação "Petrópolis Vai Ser Feliz" é composta por PT e PPS, o candidato a prefeito Paulo Mustrangi e o candidato a vice Oswaldo da Costa Frias. Na chapa da situação, "Unidade Popular – O Povo Outra Vez", Ronaldo Medeiros é o candidato a prefeito e Cláudio Rattes o candidato a vice. Integram a coligação os partidos PC do B, PDT, PSL, PCB, PMDB, PRP, PV, PSDC, PR, PSB, PP e PRTB.

Caso ninguém anule o seu voto para vereador, cada partido ou coligação precisará de cerca de 15 mil votos para ter o seu candidato mais votado ocupando uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal. Porém, especula-se que o coeficiente eleitoral em Petrópolis seja de 12 mil votos, em razão da quantidade de votos brancos e nulos.

Fonte:Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: