sábado, outubro 04, 2008

Itaipava de chuteiras

Revelação do futebol petropolitano, Thiago Góes fará teste para o Barcelona este mês

Desde os primeiros chutes, quando mal sabia andar, ele já demonstrava uma habilidade inata para o futebol. Sabia conduzir a bola e tinha muito mais força do que os meninos da sua idade. Hoje, aos 8 anos, o carioca Thiago Góes — que vive em Itaipava, com a família, há cinco anos — é uma promessa dos gramados. Tanto que viaja este mês para a Espanha, onde fará teste para uma categoria de base do Barcelona.

Cursando o 2º ano do ensino fundamental (antiga 1º série), Thiago tem rotina de gente grande. Treina futebol de campo no Fluminense, em Xerém, aos sábados, e de salão às terças e quintas, pelo mesmo clube, em Vila Valqueire. A cada 15 dias viaja até a sede do tricolor, em Laranjeiras, para treinar. E ainda disputa campeonatos pelo Grêmio Itaipava e pelo Magnólia, clubes locais. — Não permitimos que ele treine mais de oito horas por semana, porque pode ser prejudicial para a saúde e a cabeça. Também tomamos cuidado para não elogiar nem cobrar demais, para não comprometermos seu caráter e desenvolvimento — afirma o pai, Marco Góes.

— O Carangola, onde ele jogou até o ano passado, quer que ele volte, mas não posso sobrecarregá-lo assim. O curioso é que a iniciativa de jogar vem de Thiago. Basta presenciar uma partida entre amigos para ver, que, mesmo se machucando, o garoto não desiste. — Sou quem mais quebrou partes do corpo na família — vangloria-se ele, enquanto coloca esparadrapo num ferimento na perna, antes de ajeitar a tornozeleira e calçar as chuteiras novamente. — Deve ter um ano que não quebro nada. De fato, Thiago já torceu um tornozelo duas vezes, uma vez o pulso, quebrou o dedão e a clavícula.

Mas nenhum desses acidentes foi provocado em campo. Todos se devem a travessuras típicas da idade e da personalidade inquieta do pequeno craque. — Conheço Thiago desde os 4 anos. Ele sempre se sobressaiu em relação aos outros meninos. Tem uma aptidão natural para definir partidas. A bola o procura na área — diz Vinícius Simas, técnico do Grêmio Itaipava e do futebol de salão do Magnólia.

Simas foi o primeiro a alertar os pais de Thiago sobre seu dom: — Acho que ele tem boas chances de passar no teste do Barcelona. Está muito bem preparado.

Fonte: O Globo Serra

Nenhum comentário: