domingo, outubro 26, 2008

Eleições 2008 - Segundo Turno – Pela Primeira vezm em Petrópolis

Mustrangi e Ronaldo, da vida difícil ao desejo de mudança

Os projetos de Paulo Mustrangi (PT) e Ronaldo Medeiros (PSB) todos já conhecem, uma vez que foram incansavelmente divulgados desde o início da campanha eleitoral, em julho deste ano. No entanto, muitos eleitores ainda não conhecem a história desses dois candidatos a Prefeitura de Petrópolis, que serão escolhidos no pleito de hoje.

Apesar de estarem em lados opostos na disputa pela Prefeitura de Petrópolis, Mustrangi e Ronaldo têm em comum a vida difícil na infância. Nascidos em bairros diferentes, ambos são filhos de trabalhadoras, tanto como operários em fábricas, como comerciantes que lutavam para ter um negócio próprio.

Também é semelhante a vontade de fazer o melhor pela cidade. Desejo que, de acordo com eles, nasceu da consciência dos problemas sociais da cidade, e os levou a disputar as eleições majoritárias de 2008.

Paulo Mustrangi

Paulo Roberto Mustrangi de Oliveira é filho de Suely Mustrangi de Oliveira e Nelson Augusto de Oliveira e nasceu em 28 de março de 1960, na Vila Nossa Senhora do Rosário, no bairro do Itamarati, onde mora até hoje. A casa onde vive foi comprada por sua avó, dona Josefa, operária da Companhia Petropolitana de tecidos, onde trabalhou por 45 anos, assim como seus pais também fizeram anos mais tarde.

Apesar das dificuldades financeiras da família, Mustrangi teve uma infância saudável: jogou bola nos campinhos do bairro, brincou na rua, mergulhou nas águas límpidas da represa da Ponte de Ferro e frequentou os clubes Palmeira e Bogarí com sua turma de amigos. Toda sua infância, adolescência e juventude no bairro do Itamarati.

E os problemas também não impediram que tivesse acesso aos estudos. Começou no IMEC, em Cascatinha, mas depois estudou no Colégio Carmen Nunes Martins, Colégio Silva Costa, Colégio Petrópolis e a EPA. Aos 14 anos de idade conquistou seu primeiro emprego, na Quitanda do Juba. Nesta época, acordava às 2h da madrugada para acompanhar o patrão nas compras da feira e arrumar toda a quitanda até às 6h30, quando ia pra escola, e depois regressava para trabalhava até às 20h.

Já aos 17 anos, foi trabalhar de faxineiro num curso de inglês, no edifício Cinda – no Centro da cidade, e aos dois anos depois ingressou no Banco Sul Brasileiro como contínuo. Lá passou a escriturário, caixa, chefe de sessão, até chegar à Gerência. Nesse período se associou ao Sindicato dos Bancários, onde foi eleito diretor e presidente.

E foi participando das reivindicações em favor dos trabalhadores, como representante do sindicato, e da comunidade, quanto foi presidente da Associação de Moradores do Itamarati, que Paulo Mustrangi começou a entrar no meio político. Ele ainda se tornou membro do Conselho de Saúde e da Criança e do Adolescente. Em 1992 se candidatou a vereador pela primeira vez, ficando como 1o suplente. A eleição para a Câmara Municipal pelo PT aconteceu quatro anos depois, graças aos 1.934 mil votos.

Reeleito em 2000, foi escolhido presidente da Câmara até 2002, quando enxugou o orçamento da Casa e devolveu R$ 1 milhão para os cofres públicos. Assumiu o cargo de deputado estadual na vaga deixada por Carlos Minc, logo que assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, mas ficou apenas por um mês, por já ser no fim do mandato. Pouco depois foi chamado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nesse meio tempo Mustrangi ainda conseguiu tempo para se formar em direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), e se casar com Marileine. Da união nasceu Raísa, de seis anos, que acompanha o pai na campanha sempre que pode.

Ronaldo Medeiros

Primeiro filho do casal Ivã e Ronaldo, e irmão de Roni e René, Ronaldo Medeiros nasceu na véspera do Natal de 1966. Naquela época, os pais moravam na Rua Casemiro de Abreu e mantinham uma lanchonete no Lago dos Prontos. Quando tinha três anos se mudou com a família para o bairro Dr. Thouzet, no Quitandinha. Foi então que a dona Iva e o marido passaram a administrar a cantina do Colégio São Vicente, onde Ronaldo e os irmãos foram matriculados e permaneceram no mesmo negócio por 23 anos.

E a família Medeiros é unida até nos negócios. Ao invés de aproveitarem o tempo do recreio para se divertir com os amigos, Ronaldo e os irmãos iam para trás do balcão ajudar a mãe. Devido a esse esforço, a direção do colégio sempre permitiu que eles fossem os últimos a entrar em sala após o recreio. Segundo dona Iva, Ronaldo foi uma criança que não deu trabalho aos pais, e foi um adolescente tranqüilo, obediente e atencioso. Nunca fumou ou bebeu.

Após trabalhar em um antiquário, Ronaldo abriu a primeira loja de materiais de construção, a "R. Medeiros", na década de 80. O empreendimento ficava na Rua Coronel Veiga, onde até hoje mora com a esposa, os filhos, a mãe e os irmãos – o pai faleceu há seis anos. E aos 16 anos, ele foi emancipado para poder conduzir os negócios da família. Nessa época, Ronaldo fazia as entregas de material dirigindo o próprio caminhão da empresa, e passou a conhecer todas as comunidades de perto e a partilhar os seus problemas e perspectivas.

Mesmo trabalhando, Ronaldo continuou a estudar e ingressou na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) onde cursou dois anos a faculdade de Economia. Aos 18 anos ele conheceu Débora, também moradora do Quitandinha, com quem está casado há 22 anos e tem dois filhos: Ronaldo e Raiane.

Em relação ao interesse pela política, dona Iva conta que tudo começou na época em que o pai. "Seu" Medeiros, peregrinou por várias secretarias da Prefeitura tentando obter licença para construir um prédio em terreno da família. A solução só veio quando conseguiu chegar ao então prefeito Paulo Rattes (PMDB), com o qual mantêm amizade até hoje.

Então se candidatou a vereador e foi eleito por duas vezes, sendo que em um dos mandatos foi escolhido para presidir a Câmara Municipal, da qual se licenciou para disputar as eleições para deputado estadual em 2006. Na ocasião ficou com a vaga de primeiro suplente, mas não demorou muito para assumir. Apesar de reeleito para a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) Carlos Minc continuava com os trabalhos na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e Ronaldo ficou com a cadeira deixada pelo ambientalista.

Contudo, apesar de atuar como deputado estadual na Alerj, e ainda se dedicar à campanha eleitoral da candidatura para a Prefeitura de Petrópolis, Ronaldo continua à frente da empresa da família.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: