segunda-feira, abril 21, 2008

Petrópolis recebe segunda maior exposição de eqüinos do Brasil

Petrópolis é sede de mais uma grande exposição de eqüinos. O Parque de Exposições em Itaipava abre as portas para receber a 2a Exposição Interclubes – Campolina Pampa e outras pelagens, que é considerado um dos melhores do país. Serão mais 300 animais, das raças mais premiadas. As apresentações contarão pontos para o ranking das competições nacionais. A programação ainda prevê exposição, desfiles e leilão de cavalos e éguas. Serão realizados ainda torneios de marcha. A entrada é gratuita. As competições começam na próxima terça-feira, dia 22.

O evento é realizado pela Prefeitura com a coordenação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção. A 2a Exposição Interclubes tem como meta incentivar a criação de eqüinos e estimular a abertura de novos negócios. Hoje, Petrópolis está inserida no calendário de atividades agropecuárias, o que não acontecia anteriormente.

"Ano passado tivemos cinco eventos, que estão no hall dos maiores e mais reconhecidos do ramo. A expectativa é de que essa exposição se torne a segunda maior do país pela grande quantidade de animais", afirmou o secretário de Agricultura, Leonardo Faver. As apresentações contarão pontos para o ranking das competições nacionais. A programação prevê exposição, desfiles e leilão de cavalos e éguas. Serão realizados ainda torneios de marcha.

Casa do Criador – Em parceria com criadores de diversas raças do município, a Prefeitura construiu uma nova área para encontros, reuniões, negócios e eventos especializados. O espaço é dedicado aos proprietários e criadores de eqüinos, bovinos, ovinos, caprinos entre outros. "É um ganho considerável na nova estrutura do Parque Municipal. Hoje, será possível dar muito mais qualidade nos atendimentos e oferecer uma estrutura a altura dos eventos que Petrópolis recebe", disse Faver.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Petrópolis é o maior pólo de eqüinos do Rio. São aproximadamente 8 mil animais. O município hoje recebe centros de treinamento de cavalos de corrida, vilas hípicas e diversos haras que contam com animais das mais diversas raças, em especial para provas e eventos especializados pelo Brasil.

Nenhum comentário: