domingo, abril 27, 2008

Feirinha de Itaipava: falta iluminação, ponto de ônibus e redutor de velocidade

Diário de Petrópolis:

Quem precisa de ônibus para chegar à Feirinha de Itaipava nos fins de semana se depara com inúmeros problemas, na ida ou na volta, como o de um dos pontos de parada, que fica a cerca de dois quilômetros do local. Além disso, falta iluminação pública, abrigo e redutores de velocidade para auxiliar a travessia dos pedestres. Nessas condições, clientes e trabalhadores da feirinha enfrentam o risco de assaltos e até mesmo de atropelamentos, como o que causou a morte de uma aposentada há aproximadamente cinco anos.

Desde então, freqüentadores do local vêm reclamando e aguardam que a Prefeitura de Petrópolis junto com a Concer (Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio) providenciem mudanças. "Pra chegar para trabalhar é até fácil, porque eu moro no Itamaraty, então o ônibus na ida para no ponto em frente à Feira. O problema é a volta, porque saímos a noite, sem iluminação, e nós nos arriscamos ao atravessar as duas pistas de grande movimento.", revela Laiza Kapper Cunha de 72 anos, que há 13 trabalha no local.

Um dos expositores, Alex Soares, revelou ter procurado a Concer e a Prefeitura a fim de viabilizar a construção de uma passarela e de abrigos para os passageiros de ônibus. "Eu entrei em contato com a Concer e com a Prefeitura diversas vezes este ano para ver se conseguimos fazer a passarela e o abrigo dos ônibus. Me prometeram que nesse ano sai, mas vamos ver quando. Estou trabalhando aqui só há quatro meses, mas eu vejo várias senhoras e pessoas com crianças saindo daqui de noite para pegar ônibus naquela escuridão, e é muito perigoso.", contou Alex Soares.

Segundo o administrador da Feirinha de Itaipava, Sérgio Luiz Magdalena Costa (G-tão), o ideal seria que fosse disponibilizado um horário de uma linha de ônibus que passe pelo local. "O retorno vai fazer um ano que ficou pronto e a mudança do primeiro ponto para em frente da Feirinha já foi feita, agora só falta o outro. Eu acredito que fazer a passarela não vai ser viável, então o ideal seria que a Cptrans (Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes) colocasse uma linha especial à noite que retornasse em frente a Feira para que as pessoas não precisem ir até aquele ponto escuro.", sugeriu o administrador.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou em nota que, em cumprimento à determinação do prefeito Rubens Bomtempo, a Cptrans já está em contato com a Concer para obter autorização para a instalação do abrigo. "A BR-040 é de domínio federal e todos os assuntos relacionados a instalação de abrigos, sinalização ou qualquer tipo de intervenção - principalmente redutores de velocidade - na estrada é sempre requerida à Concer.".

Quanto aos horários de ônibus nos domingos e feriados, a Prefeitura informou que, em média, dez viagens (bairro e distritos) passam por hora pela localidade. "Há atendimento sendo realizado pelas linhas 602, 605, 610, 650 e 750, além das opções de deslocamento para Corrêas, Itaipava e Bingen. Mesmo assim, a Cptrans vai manter contato com os representantes da Feirinha para estudar melhorias na oferta de horários.", declarou a assessoria.

Nenhum comentário: