quinta-feira, abril 10, 2008

ANTT confirma reformas na BR 040

Diário de Petrópolis:

O vereador Claudemir Andrade - Dr. Andrade - reuniu ontem a Imprensa de Petrópolis na Câmara dos Vereadores, por volta das 10h, a fim de divulgar novidades sobre o "Manifesto em prol da BR 040", apresentado na mesma Casa em agosto do ano passado. O documento também foi encaminhado para Brasília, onde, segundo o legislador, foi entregue pessoalmente a deputados federais e senadores, a direção do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) e ao próprio presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Como resposta, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enviou ofício ao vereador onde presta esclarecimentos em relação às condições de segurança da BR 040, apontadas como um problema no manifesto elaborado pela Câmara dos Vereadores. No documento, a Agência se prontifica a cobrar da Concer as soluções necessárias.

"Solicitamos à Concessionária providências para a melhoria das condições da rodovia em um curto prazo. Da mesma forma, recomendamos à nossa Unidade Regional que, por meio de suas equipes de campo, realizasse inspeções mais intensivas para o acompanhamento das medidas adotadas pela empresa.", informou Amarildo Leandro Floriani, superintendente da ANTT de Exploração da Infra-Extrutura .

No manifesto, elaborado após inúmeros casos de deslizamentos de terra e acidentes, os vereadores solicitam o reforço da sinalização horizontal e vertical, a reposição dos balizadores ausentes e substituição das películas reflexivas, a pintura do meio-fio, entre outras medidas. A fim de ilustrar os tipos de problemas existentes na estrada, o Dr. Andrade, relator do documento, anexou algumas imagens dos locais.

A Agência revelou ainda que uma nova pista de subida da serra deverá ser construída até o ano de 2015. "O que deverá resolver, de forma definitiva, grande parte dos problemas relacionados, causados, em sua maioria, pelas características técnicas peculiares da rodovia local. O projeto (...) poderá, ainda, resolver os problemas de acesso (...) e possibilitar solução para a ligação Quitandinha – Bingen.", considera Floriani.

De acordo com a ANTT em todo o ano de 2007 foram emitidos à Concer 135 Termos de Registro de Ocorrência e cinco Notificações de Infração. Em casos de descumprimentos dos prazos estabelecidos em contrato, a Concessionária poderá ser penalizada. E se os problemas persistirem a empresa corre o risco de ter o contrato revogado. Até o fechamento dessa edição a Concer ainda não havia se pronunciado sobre o assunto.

Nenhum comentário: