quinta-feira, dezembro 18, 2008

Caos na telefonia causa prejuízo

Celulares, telefones fixos e internet de banda larga da provedora OI/Telemar não funcionaram por quase cinco horas em toda a cidade nessa quarta-feira. Entre as 9h30 e as 14 horas, serviços básicos com o 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros) estavam indisponíveis. Nas lojas, as vendas não podiam ser completadas, já que o sistema de cartão de crédito e débito depende da linha telefônica.

"Não consigo usar o sistema de venda com cartão de crédito ou de débito. Já perdi vendas esta manhã. E se precisar consultar o tele-cheque? Como faço?", indagou o proprietário da Sapataria Via 16, Rodrigo Dantas Lopes.

Os bancos também tiveram prejuízos.

"Estamos quase ilhados. Só o nosso sistema dos caixas e caixas eletrônicos funcionam, pois é um sistema independente da telefonia. Nossas linhas estão mudas. Não consigo fazer ligações tanto para fixo quanto para celulares", disse o gerente do Banco Itaú da agência Imperador Vinicius Verly.

As pessoas estavam confusas nas ruas, buscando diversos orelhões para tentar fazer suas ligações, mas esses também não funcionavam. O eletricista e bombeiro hidráulico Nélio Maia, 61, morador do Jardim Salvador, também foi prejudicado.

"O meu filho também é eletricista e está terminando uma instalação residencial. Estou tentando falar com ele para fazermos um novo serviço, mas não consigo achá-lo. Fica complicado coordenarmos nosso trabalho sem telefone", reclamou o eletricista.

A Telemar, através de nota enviada por sua assessoria de imprensa, esclareceu que o rompimento de um cabo de fibra ótica, durante a manhã, interrompeu os serviços de telefonia fixa e banda larga da companhia. A empresa ainda informou que enviou suas equipes emergenciais ao local para efetuar o reparo e que os serviços foram restabelecidos no início da tarde.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação chegou a entrar em contato com a OI, que informou a pane no sistema na cidade. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, não houve nenhuma ocorrência na parte da manhã.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: