quinta-feira, outubro 06, 2005

Reclamando de barriga vazia

Esta coisa toda em torno do desarmamento me fez pensar em muitas outras violências das quais pouca gente se dá conta. Por exemplo: a violência contra os gordos nos sinais de trânsito da cidade. Os jornais falam dos assaltos a pobres moças indefesas, a idosos, a adolescentes, a milionários. Mas dos gordos, nenhuma linha. Os ataques são freqüentes e com requintes de crueldade. Quer ver só? Por um acaso você já viu um desses garotos que vendem guloseimas no sinal colocarem algum saco de bala diet no espelho do seu carro? Não, lógico que não. São sempre caramelos de leite, amendoins recobertos de chocolate, jujubas. É uma violência. Sabe lá o que é para um gordo desarmado e de regime ser atingido no coração por dez balas Juquinhas? Isso não se faz! Vender bala Juquinha ou aquela do 7 Belo no sinal deveria ser considerado crime hediondo.
No outro sinal surgem os malditos vendedores de bananada, aquelas cobertas por uma leve e detestável camada de açúcar cristal, as quais, pelo fato de ninguém saber a procedência, ganham um sabor ainda mais especial. E nenhuma autoridade toma uma atitude. Cadê o Cesar Maia que não baixa uma lei obrigando os vendedores de bananada a também venderem banana-passa sem açúcar? Para piorar a situação, quando o vendedor nota que você é gordo, em vez de ir embora, fica tentando te convencer. Coisa de marketing quando encontra o público-alvo.
Perguntar se elefante quer bananada é igual a perguntar se macaco quer banana. Já no outro sinal, vem a galera dos biscoitos, chocolates e refrigerantes. E o gordo de regime sem poder comer rosca. Na boa, isso não é uma cidade, é uma bombonière. Aqui não faz calor, faz caloria. No outro sinal, vem a pior das agressões: o pessoal que vende fruta. Carambola! Aí você pensa: mas fruta o gordo pode comer. Lógico. Aí, só de sacanagem, olha o que os filhos de uma fruta vendem: fruta-de-conde, abacaxi com casca, manga, morango sem lavar. Tudo que não dá pra comer no carro. Em breve vão estar vendendo jaca. E ninguém faz nada! Em vez de colocarem a Guarda Municipal nos sinais deviam colocar outro tipo de vigilante: os de peso.

Nenhum comentário: