Quem precisou se deslocar para o
trabalho nos dias de greve enfrentou um trânsito caótico, tanto pela
manhã, mas também na parte da tarde em toda cidade. E não era difícil
localizar um carro, que visivelmente, não teria condições de estar
trafegando. Este provavelmente faz parte dos que andam em situação
irregular. Mas não apenas carros estão nestes dados, há também motos.
Para conter este problema, desde o
início do ano o Detran, junto com a Companhia Petropolitana de Trânsito
(CPTrans) realizam blitz pela cidade com o intuito de apreender estes
veículos que circulam de forma irregular.
Em entrevista concedida em setembro do
ano passado para a Tribuna, o presidente da CPTrans, Gilmar Oliveira,
informou que, em 10 anos, a frota do município cresceu em 80%. “(A
frota) é majoritariamente de carros, mais de 90 mil, e motos, cerca de
25 mil. O restante, cerca de 27 mil veículos, é composto por ônibus e
caminhões. Grande parte desse fluxo se direciona para o Centro Histórico
todos os dias”, afirmou na época.
No mesmo ano, em 2013, o Detran realizou
51.754 licenciamentos em veículos na cidade. Ou seja, mais de 40 mil
veículos não legalizaram sua situação no ano passado e provavelmente
continuam irregulares neste ano.
Ainda de acordo com o órgão, neste ano até ontem, foram licenciados são 21.593 veículos.
O número alto de automóveis circulando
pela cidade pode ser justificado por fatores como os incentivos do
governo federal para conter a crise econômica, como a redução do IPI
sobre os automóveis, e ao crescimento do poder de compra da classe média
(os trabalhadores com renda de até dois salários mínimos) em Petrópolis
– classe essa que, segundo dados da pesquisa encomendada pelo
Sebrae-RJ, em 2011, ao IPC Target, representa cerca de 28% da população
do município.
O problema, no entanto, é depois de
adquirir o veículo e os custos com a manutenção do mesmo. Além de
combustível e outros, ainda há o Imposto sobre a Propriedade de Veículos
Automotores (IPVA). Que deve ser pago todos os anos.
As apreensões realizadas pelas blitz da
CPTrans e Detran em Petrópolis retiram das ruas um número alto de
veículos com documentação atrasada. Segundo o órgão, este é um dos
principais motivos das apreensões seguido por falta de habilitação. Em
alguns casos, desde a compra do automóvel não há regularização com o
órgão.
Média de carros por habitantes é maior que na capital
A Tribuna publicou no último mês que a
relação de veículos por habitantes em Petrópolis é maior que na capital
Rio de Janeiro. Com uma frota superior 140 mil veículos, somados carros,
de 92 mil e 20 mil motocicletas, a cidade tem uma média de carros por
habitantes de 3,08 automóveis para cada 100 pessoas. No Rio, a relação é
de 2,84 para o mesmo número de habitantes.
Apesar de corresponder à 5,36% da frota
da capital do estado (mais de 1,714 milhões) a frota da cidade é maior
na relação por habitante.
Fonte: Tribuna de Petrópolis
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