domingo, abril 06, 2014

Parques: uma excelente opção de lazer em Petrópolis

Foto: Reprodução
Petrópolis é conhecida nacional e internacionalmente por sua natureza exuberante, clima agradável e ricas histórias, que se misturam ao desenvolvimento do país. Muitas destas características podem ser aproveitadas e apreciadas nos parques da cidade, que estão de portas abertas para receber turistas e petropolitanos.

A maior área pública de lazer do município, o Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava, é uma referência para quem curte atividades ao ar livre. Os seus 150 mil m² oferece diversão para todos os gostos. O parque conta com quadra de esportes, ciclovia, aluguel de bicicletas, pista para caminhada, aparelhos de ginástica, parquinhos para crianças, com brinquedos destinados à portadores de necessidades espaciais, sala de exposição e leitura, além de um centro de informações turísticas.
Outra relaxante opção é passear em meio ao verde do Parque Natural Municipal de Petrópolis, situado na Avenida Ipiranga. Por lá é possível fazer trilhas rápidas, com trechos para lá de interessante, contando com a chance de avistar diferentes espécies de aves ou ver bem de pertinho esquilos, saguis e preguiças.  O lugar é ideal para ler um bom livro, fazer pique-nique reunindo amigos e familiares e até mesmo jogar dama e cartas, como fez um um grupo 18 pessoas que se reuniu ontem para aproveitar as mesinhas do espaço.
“Aqui é muito amplo e podemos realizar os jogos simultaneamente. Sem falar que o ambiente é muito amistoso. Assim incentivamos também os participantes e fazerem as trilhas. Vale super a pena!”, comentou o organizador, Leonardo Lyra.
Em uma área de quase 50 mil m², o Parque Cremerie também está de portas abertas para receber visitantes de todas as idades, que tem a chance de desfrutar de uma atmosfera bucólica e até mesmo romântica. O ambiente é acolhedor, arborizado e ainda conta com um lago de águas clara com pequenas ilhas, onde pé possível fazer um gostoso passeio de pedalinho ou aproveitar a piscina e churrasqueira.
O local que foi fundado em 1875 pelo francês Jules Buisson, surgiu como uma fábrica de queijos e manteiga, que ficou conhecido por todo o Brasil. Agora, um dos mais importantes pontos turísticos da Cidade Imperial passa a receber, a partir deste domingo, o projeto "Domingo no Parque", no qual 
músicos petropolitanos  e eventuais convidados vão embaladar o público, sempre a partir das 12h. A produção é de Dudu King Produções Artísticas e a entrada é franca.
Para os mais aventureiros uma boa dica é o Parque Nacional Serra dos Órgãos, com entrada no Bonfim, em Corrêas. O lugar é considerado um dos melhores do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel, entre outros. Tudo isto além de contar com refrescantes cachoeiras. O parque tem a maior rede de trilhas do país, com mais de 130 quilômetros em todos os níveis de dificildades. Desde trilhas acessíveis a cadeirantes até a pesada travessia Petrópolis X Teresópolis. 
O ambiente foi criado em 1939 com o intuito de preservar a paissagem e a biodiversidade do trecho da Serra do Mar, na Região Serra. No total são mais de 20 mil hectares protegidos, abrigando quase 3 mil espécies de plantas catalogadas, aproximadamente 500 espécies de aves, mais de 100 mamíferos e muitas espécies ameaçadas de extinção.
Fonte:Tribuna de Petrópolis  




Nenhum comentário: