terça-feira, maio 19, 2015

Dengue: município de Areal já atendeu mais de 500 casos


 

Dor no corpo, na cabeça e febre alta. Esses são os sintomas característicos da dengue, doença que já foi confirmada em mais de 745 mil brasileiros esse ano. Em Petrópolis, foram 61 casos confirmados, segundo dados da Secretaria de Saúde. Além desses, o município de Areal atendeu mais de 200 pessoas moradoras da Posse, 5º distrito de Petrópolis, com suspeita da doença. Já em São José do Vale do Rio Preto os números de casos confirmados continua crescendo. Em todo o estado do Rio de Janeiro, foram contabilizados mais de 22 mil casos da doença. 

A psicóloga Letícia Rinaldi, de 40 anos, começou a sentir os sintomas da doença na semana passada. Moradora da Posse, ela contou que logo que veio a dor no corpo, na cabeça e a febre de 39ºC. “Como recentemente meu irmão e meu cunhado tiveram a doença, fui imediatamente procurar a emergência da Unimed em Itaipava. Ao chegar, na quarta-feira passada, o médico logo desconfiou que fosse dengue porque eu estava com os leucócitos baixos”, contou. A doença foi confirmada no sábado, por meio de exame de sangue. Dessa vez, além dos leucócitos, ela também estava com as plaquetas baixa. 

Além dos sintomas mais conhecidos, a psicóloga disse que também está sentindo muita fraqueza, perda de apetite e sensação de desmaio. “Só me sinto melhor, quando chego na clínica e tomo o soro na veia”, disse. 

No município de Areal, a prefeitura informou que 297 casos foram confirmados. A cidade tem, aproximadamente, 12 mil habitantes. Os pacientes são encaminhados para o Hospital Nossa Senhora das Dores. Além dos próprios moradores da cidade, a unidade de saúde também atende a população que vive na Posse. Segundo a Secretaria de Saúde do município, mais de 200 moradores residentes do 5º distrito de Petrópolis foram atendidos no hospital com suspeita de dengue. Até o fechamento da edição, o órgão não informou o número de casos confirmados da população petropolitana que foi atendida na unidade.

Em São José do Vale do Rio Preto, o caso é ainda mais grave. Na cidade, foram confirmados 424 casos e outros 238 estão aguardando resultado. O município chegou a pedir ajuda do Exército para identificar os casos. Além disso, está trabalhando na conscientização da população. Os bairros com maior índice da doença são: Jaguara, Barrinha e Parada Morelli. A cidade tem, aproximadamente, 20 mil habitantes.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: