sexta-feira, junho 16, 2006

FGV aponta Petrópolis como o 8o melhor município do Estado

Petrópolis é a 8a melhor cidade do estado do Rio e a 60a melhor do país para fazer carreira. É o que aponta a quarta edição de pesquisa anual feita pela Fundação Getúlio Vargas, publicada na edição de junho da revista Você/SA. O estudo mostra os 100 melhores municípios brasileiros com as melhores oportunidades de trabalho. Sete capitais encabeçam a lista, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, mas Petrópolis chega a ficar na frente de capitais como Teresina (PI), Porto Velho (RO) e de cidades de médio porte como as paulistas Diadema, Marília, América, Guarulhos, as sulistas Santa Maria, Novo Hamburgo e Pelotas e as cidades mineiras de Pouso Alegre, Contagem e Montes Claros. Na avaliação nacional, a cidade está logo atrás de Duque de Caxias, 3o maior pólo exportador do país.

Coordenada pelo professor Moisés Balassiano, titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, a pesquisa da FGV levou em conta indicadores como educação, saúde, dinamismo econômico e arrecadação de cidades com mais de 170 mil habitantes, além da pesquisa de depósitos à vista acima de R$ 210 milhões. Os maiores pesos vão para o setor de educação – que analisa matrículas e cursos de graduação, mestrado e doutorado – e vigor econômico. O PIB municipal e o ISS per capita são os indicadores econômicos pesquisados. Em toda a região sudeste, Petrópolis ocupa na pesquisa a 34a posição entre as 52 cidades incluídas na contagem.

"O estudo reflete um novo momento da cidade, que vem recebendo milhões em investimentos com a redução dos impostos e taxas através da Lei de Incentivos Fiscais, criando novas oportunidades de emprego", comemora o prefeito Rubens Bomtempo. Desde setembro de 2003, lembra o prefeito, 75 empresas foram beneficiadas pela lei 6.018, que concede isenção de tributos a investidores privados. O investimento total nos últimos três anos chega a R$ 345 milhões, com uma perspectiva de geração de 12 mil empregos diretos e indiretos. "Nunca na história da administração de Petrópolis houve um mecanismo que permitisse uma interação tão expressiva e intensa entre poder público e o setor produtivo em torno de um objetivo em comum: a geração de emprego e renda para a cidade", acrescenta o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Áscoli.

Turismo é destaque - Os pontos fortes da pesquisa citam o setor turístico e a indústria têxtil, cuja maior representante é a Rua Teresa e o pólo do Bingen. Estas características são bem diferentes das outras sete cidades fluminenses com melhor colocação, que na sua maioria, foram beneficiadas pelo setor petrolífero e de indústrias pesadas. "Esse levantamento também mostra que a cidade lidera no Estado o desenvolvimento do turismo, que junto com o setor de serviço, é uma das principais vocações da cidade", comenta Bomtempo. Entre 2005 e o início de 2006, oito novos empreendimentos do setor turístico foram implantados em Petrópolis e o inverno este ano promete ser um dos melhores dos últimos anos, acredita o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Marcus São Thiago.

"Em 2005, capacitamos taxistas, jornaleiros e frentistas de postos de gasolina, em parceria com o Sebrae, para um melhor atendimento ao turista. Também consolidamos o calendário anual de eventos da cidade, incluindo a festa do Chocolate e a Casa do Papai Noel. Estas ações contribuem para que o turista passe a vir à cidade todos os meses do ano. Em abril passado, tivemos um recorde de 85% de ocupação hoteleira, num mês cuja média histórica é 50%", informa São Thiago. "Esse é realmente um momento histórico e só vem confirmar o acerto das ações de governo em favor do turismo, da melhoria da qualidade de vida e da infra-estrutura urbana, com a reurbanização de nosso Centro Histórico", completou.

Outros índices favorecem Petrópolis - A cidade também comemora o aumento nas exportações: levantamento divulgado pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj), demonstra que, de janeiro a abril deste ano, as exportações no município cresceram 88,05% e garantiram o melhor desempenho do primeiro quadrimestre no estado do Rio. Destaque para o setor de turborreatores, que tem à frente a empresa GE-Celma, líder no segmento de manutenção e revisão de turbinas aeronáuticas. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, ainda apontam o crescimento de 8,6% no nível de emprego em abril deste ano, refletindo o bom momento de Petrópolis.

Nenhum comentário: