sexta-feira, junho 23, 2006

Começa hoje às 19 horas a 17a Baunrnfest Festa do Colono Alemão

A 17a edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, que começa hoje e termina no dia 2 de julho, no Palácio de Cristal, com apresentações de grupos de dança folclórica, bailes com bandas típicas, grupos musicais e corais, recreação infantil, concurso de chopp em metro, exposições temáticas e desfiles.

A festa, que projeta Petrópolis no calendário turístico nacional, atrai turistas de todo o Brasil. O evento será aberto oficialmente pelo prefeito Rubens Bomtemp, às 19h, com hasteamento das bandeiras do Brasil, da Alemanha e de Petrópolis, seguida de apresentação do Coral Municipal de Petrópolis e da banda do 32o Batalhão de Infantaria Motorizada Dom Pedro II.

Também estarão sendo realizadas apresentações da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (21h) e dos grupos folclóricos Bauerngruppe (22h), e Blumenberg (23h), no palco montado nos jardins do Palácio de Cristal.

No interior do palácio, o baile com a Banda Germânica de Blumenau terá início a partir das 22h. Dois grandes desfiles, celebrando os 161 anos de colonização alemã na cidade, serão realizados no Centro Histórico de Petrópolis, nos dias 25 de junho e 2 de julho, a partir das 9h, com a participação do bierwagen (caminhão de chopp).
O passeio gratuito de trenzinho também será uma atração permanente durante a Bauernfest, de 10h às 22h, com a estação de embarque na Praça Dom Pedro, com destino à Praça da Confluência e Palácio de Cristal.

O concurso de tomadores de chopp em metro, outra tradição da festa, será realizado diariamente a partir das 20h, no interior do Palácio de Cristal. Também serão realizadas atividades de recreação infantil, com balão pula-pula, cama elástica, distribuição de bichos de balão, pintura facial e brincadeiras com o grupo Faz de Conta.

Diariamente, a abertura do Burgo Alemão no Palácio de Cristal e arredores, será às 10h (sábados e domingos), e às 16h (de segunda a sexta).

Dos eventos paralelos à Bauernfest, destacam-se a 2a Mostra "A Alemanha no Cinema", com sucessos do cinema alemão contemporâneo, no Teatro Municipal Paulo Gracindo (21 e 23 de junho); a Exposição "Caminhos da Colonização" ( 23 de junho a 15 de julho), e o Seminário de Pensamento Alemão, ambos no Centro de Cultura Raul de Leoni.

"Tomamos todas as providências para que a Bauernfest deste ano continue resgatando nossas tradições culturais, preservando o modelo da festa, atraindo turistas e a própria população de Petrópolis, com a realização de eventos culturais paralelos e ampla divulgação em diversos municípios. Aproveitaremos também o clima de Copa do Mundo para atrair um público maior para a festa", informou Marcus São Thiago, presidente da Fundação de Cultura e Turismo da Prefeitura de Petrópolis.

A Bauernfest será a única festa a celebrar a colonização no Estado do Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo deste ano, e, durante seus dez dias de realização, mais de 100 mil visitantes estão sendo aguardados
Barracas já estão montadas para o 'burgo'

O processo de montagem das 21 barracas de comidas típicas, a de artesanato e a do pavilhão do tradicional Bar Luiz, do Rio de Janeiro, da Bauernfest 2006, que começa hoje, teve sua conclusão ontem à tarde.

Para Paulo César Domingos, representante da barraca do Bar Luiz a Bauernfest é muito mais importante pela divulgação da "marca" do que pela renda obtida com as vendas.

"O Bar Luiz trabalha com comidas típicas alemãs normalmente. Aqui nosso destaque será o kassler, o alemão completo e o salsichão. Nós estaremos trabalhando com 25 pessoas, entre garçons, cozinheiros e caixas. Nosso funcionamento será de 11h da manhã às 2h da madrugada", continua.

A respeito do público, Paulo César disse que o Bar Luís normamente conta com uma grande receptividade da terceira idade e dos turistas que comparecem à Bauernfest.

Segundo os barraqueiros, a montagem da estrutura da festa, que começou na quinta-feira passada, deu muito trabalho e contou com o material reaproveitando fornecido pela Fundação de Cultura.

Nenhum comentário: