sábado, maio 13, 2017

Dia D de Vacinação acontece neste sábado em 46 postos de saúde distribuidos pela cidade

O Dia ‘D’ de Vacinação contra gripe acontece neste sábado (13.05), em 46 unidades de saúde que abrirão de 8 às 17h para atender a população. Com 10 mil doses aplicadas, desde o início da campanha no dia (17.04), a Secretaria de Saúde reafirma a importância de se imunizar contra a doença que em Petrópolis há registros de oito casos suspeitos sendo investigados pela Coordenação de Epidemiologia. O H1N1 já levou a óbito três pessoas em dois anos no município - no Estado foram 21 mortes apenas em 2016.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, professores, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) devem ser imunizadas. A meta é vacinar 80% dessa população, estimada em 100 mil pessoas. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, desde que apresentem prescrição médica.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, reafirma a importância de se vacinar contra a doença que já hospitalizou 14 pessoas desde 2014.

“As equipes de saúde estão preparadas para atender a população neste dia D, em que os postos funcionarão em horário especial para vacinar a todos que não podem se imunizar durante a semana. Nossa coordenação de epidemiologia já recebeu sete notificações de casos suspeitos de H1N1 então reforçamos a importância de todos que estão inseridos no grupo de risco se vacinar preventivamente”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A Coordenação de Epidemiologia do Município identificou que muitas pessoas estão receosas de tomar a vacinacontra a gripe pelo fato de terem tomado recentemente a vacina contra febre amarela. A Coordenadora de Epidemiologia, Elisabeth Wildberger, esclarece que por protocolo do Ministério da Saúde as vacinas podem ser aplicadas até mesmo no mesmo dia, se necessário.

 “Muitas pessoas ficaram com medo de tomar a vacina contra gripe em seguida da febre amarela, mas não é preciso se preocupar com isso. As vacinas não precisam de intervalos, podem inclusive ser tomadas no mesmo dia”, orienta Elisabeth Wildberger.

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) determinados pela OMS.

As baixas temperaturas contribuem para o surgimento das doenças respiratórias e em crianças e idosos os casos de insuficiência respiratória pode ser agravar mais rapidamente. A encarregada do Programa Saúde da Criança e Adolescente, Flávia Marzullo orientou aos pais que busquem a vacinação antecipadamente uma vez que as crianças em período escolar estão mais suscetíveis ao contágio da doença.

 “Geralmente no inverno ou em períodos em que as temperaturas estão mais baixas, as crianças costumam ficar resfriadas constantemente. É importante que os pais fiquem atentos e se conscientizem quanto a importância da vacinação que é a única forma de se proteger contra a doença. A gripe  pode ser muito agressiva em crianças, por isso a vacinação é fundamental”, afirma Flávia Marzullo.

No dia D de vacinação, apenas as Unidades do Lajinha e Estrada da Saudade não abrirão, a vacinação ocorrerá no sábado seguinte (20.05) de 8 às 17h. Diariamente as doses estão distribuídas em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde, com funcionamento de 8hàs 15h com o intervalo de 1h para almoço. 
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: