quarta-feira, maio 25, 2016

Confira o que funciona em Petrópolis no feriadão


O feriado de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira (26). Esta data é celebrada 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao de Pentecostes). A festa é a celebração em que a igreja católica comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na Bélgica, por iniciativa de uma freira que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.


Na Catedral de São Pedro de Alcântara, serão três missas nesta quinta-feira (26): 8h, 15h e 18h30. À tarde, será feita procissão pelo Centro: Catedral, Av. Tiradentes, Rua da Imperatriz, Praça dos D. Pedro, Rua do Imperador lado par, Rua Dr. Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade, Av. Koeler lado ímpar. O percurso é enfeitado com motivos sobre a Eucaristia, feito por diversas paróquias com materiais como pó de café, flores, tampas de garrafa, cascas de ovo, etc. Para isso, o percurso será fechado às 12h para ornamentação. Também às 15h, será realizado o concerto de órgão com Marco Aurélio Lischt.


A Matriz Sagrado Coração de Jesus tem celebrações às 7h, 8h30, 10h, 18h e 19h30. Já na Igreja Nossa Senhora do Rosário, às missas vão acontecer às 7h e às 12h15. No Mosteiro da Virgem, apenas uma está marcada, para 7h.

Pontos turísticos

A maior parte dos atrativos turísticos da cidade estará aberta de amanhã até domingo: Casa da Ipiranga, Casa de Cultura Cocco Barçante, Centro Cultural Estação de Nogueira, Centro Cultural Professora Celina de Oliveira Barbosa, Centro Cultural Vereadora Wilma Borsato, Chocolates Patrone, Fazenda da Samambaia, Casa de Santos Dumont, Casa do Colono, Museu de Cera, Museu Imperial, Palácio Amarelo (Câmara Municipal), Palácio de Cristal, Palácio Quitandinha (Sesc Quitandinha) e Trono de Fátima.


O Museu da FEB e o Theatro Dom Pedro ficam abertos até sábado. Já a Casa Stefan Zweig e Centro de Cultura Raul de Leoni só não abrem no dia do feriado. O Centro de Artes e Esportes Unificados Praça Corta Rio (CEU da Posse) recebe visitante apenas nesta quinta. O Orquidário Binot abre amanhã e domingo. E o Palácio Itaboraí funcionará apenas no sábado. Por fim, a Casa Cláudio de Souza e Palácio Rio Negro permanecerão de portas fechadas todo o período.


Os parques Municipal Prefeito Paulo Rattes, Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), Cremerie e Natural Municipal Padre Quinha.


O Beer Tour da Cervejaria Bohemia está disponível todos os dias, com atrações musicais à partir de 17h. Já o da Itaipava só funciona sexta e sábado. O Buda Beer abre todos os dias, assim como a Licores e Vinhos Maiworm.


Os Centros de Informações Turísticas (CITs) – Centro, Praça da Liberdade, Quitandinha, Rodoviária do Bingen e Itaipava – estarão abertos todos os dias. O localizado na Rua Teresa não funciona quinta e domingo. O Disque Turismo pode ser acessado todos os dias através do telefone: 0800-024-1516.

Pólos de compras, shoppings e supermercados

As lojas da Rua Teresa, do Polo de Moda do Bingen e do Centro, afiliadas ao Sicomércio, podem abrir quinta e domingo, desde que avisem ao sindicato com antecedência. Já na sexta e no sábado, os centros comerciais recebem clientes à parte de 9h

.
Em Itaipava, os shoppings começam a funcionar às 10h, assim como o Centro Comercial Luiz Salvador. A Feirinha também abre no mesmo horário todos os dias.


Em relação aos supermercados, a abertura acontece no horário habitual de cada estabelecimento em todo período. Já o Hortomercado Municipal José Carneiro Dias abre às 9h no feriado e às 8h no demais dias.

Bancos e farmácias

Os bancos funcionam hoje e sexta-feira em horário normal (10h às 16h) e fecham amanhã (26).
As farmácias de plantão são a Drogaria Cristal: Rua do Imperador, 263 – Centro (telefone: 2247-1100); e a Drogaria Boa Saúde: Estrada União e Indústria, 11.870, loja 1 – Itaipava (telefone: 2222-9955). Os estabelecimentos que normalmente ficam abertos 24 horas, como hospitais, delegacias e corpo de bombeiros, permanecem em atividade durante todo o feriado.

 Fonte: Diário de Petrópolis

 

Nenhum comentário: