sábado, novembro 29, 2014

Defesa Civil mantém estado de atenção


As fortes chuvas que atingem a região Serrana nos últimos dias causaram transtornos em alguns pontos em Petrópolis. Desde um pequeno deslizamento de terra e queda de árvores que deixou bairro sem luz. Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, não há registro de feridos, apenas vistorias preventivas. A previsão é de que as chuvas fortes cessem a partir de amanhã na cidade.
Segundo a Defesa Civil, no bairro Independência, um deslizamento de terroa atingiu o muro de uma casa, sem deixar feridos. Como medida preventiva, agentes orientaram os moradores a passar a noite na casa de parentes, até que uma vistoria técnica fosse realizada no imóvel, o que foi agendado para ontem mesmo.
No bairro Morin, a queda de uma árvore sobre a fiação deixou parte da Rua General Marciano Magalhães sem luz. O Clube Mon Recuan e o condomínio ficaram desde as 5h da manhã sem energia elétrica. A concessionária Ampla desligou a energia para o reparo da rede, já que fios de alta tensão ficaram caídos no chão da via.
Logo pela manhã, funcionários da concessionária foram encaminhados à localidade e retiraram o posto quebrado e colocaram um novo no local, no entanto a energia não foi restabelecida. Os funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), retiraram a árvore da rua para liberar o trânsito de veículos.
Segundo o Sistema de Alerta de Cheias, a localidade do Quitandinha foi a que registrou o maior índice de chuvas, foram 109,2 milímetros em 24 horas. O bairro Independência, onde ocorreu o pequeno deslizamento de terra registrou 86,2 milímetros de chuva. A região da Coronel Veiga, onde o rio chegou a transbordar durante a tarde registrou volume de 63,5 milímetros de chuva.
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta a sinais de instabilidade no terreno ou no imóvel, como trincas na parece ou portas e janelas emperrando. Nesses casos, o morador deve ligar para 199 e solicitar uma vistoria preventiva da Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.
Os moradores de locais de risco são orientados a ao ouvir as sirenes ficarem atentos a qualquer barulho diferente, como estalos. Em caso de chuvas muito fortes e alerta de sirenes ligados, os moradores devem procurar um ponto de apoio. A Secretaria segue em estágio de atenção.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: