segunda-feira, fevereiro 21, 2011

O perigo está bem no alto do viaduto

Rachaduras e um bloco de cimento com risco iminente de desabar estão levando medo e preocupação para motoristas que passam pelo viaduto do Bingen, na Rodovia BR-040. Usuários já reclamaram junto à Concer e até a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) foi alertada sobre o problema, mas providências ainda não foram tomadas. O problema é visto com facilidade por baixo da estrutura, o que aumenta o temor.
O viaduto fica na altura do Km-85 da pista sentido Juiz de Fora, em frente à rodoviária. De acordo com Paulo Cardozo, que passa pelo local diariamente, até uma foto mostrando a situação foi enviada, em fevereiro de 2010, para os órgãos responsáveis. “Mas não adiantou. De lá para cá, o problema só vem se agravando, ou seja, os riscos estão bem maiores”, disse, revelando que na última quinta-feira fez uma nova foto. “Mais uma vez encaminhei para as duas instituições. Espero que dessa vez eles resolvam”, complementa.
Segundo Paulo Cardozo, em abril do ano passado, em resposta às suas primeiras reclamações, a ANTT disse que a deformação no guarda-corpo do viaduto aconteceu depois de uma obra de recuperação. Segundo o órgão explicou na ocasião, durante a execução dos serviços houve um desalinhamento da parede externa da estrutura. Na mesma época, a Concer teria garantido ao órgão que tal deformação não apresentava risco aos usuários.
No mesmo documento, a ANTT salienta que o Posto de Fiscalização de Areal já havia detectado a alteração e, inclusive, chegou a incluí-lo no parecer técnico do Relatório de Monitoração de Obras de Arte Especiais – 2008, quando efetuou vistoria no local, em janeiro de 2010. No mesmo documento, estariam incluídas as medidas de correção definitiva do problema, que deverão seguir cronograma de intervenção a ser aprovado pela ANTT previamente.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: