quinta-feira, maio 04, 2006

Receita Federal alerta contribuinte sobre e-mail falso em nome da Fiscalização

Diário de Petrópolis:
Brasília – A Receita Federal alerta os contribuintes do Imposto de Renda que estão circulando na rede mundial de computadores (internet) mensagens eletrônicas falsas, em nome do coordenador-geral de Fiscalização, Marcelo Fisch. A Receita assegura que não envia mensagem de correio eletrônico sem autorização do contribuinte, e adverte que o usuário não deve abrir nem responder e-mail de origem desconhecida.

De acordo com informação da assessoria de imprensa da Receita, as mensagens são transmitidas por quadrilhas especializadas em fraudes eletrônicas, que buscam informações fiscais, bancárias e cadastrais dos contribuintes. Por intermédio de e-mail falso, atribuído à Coordenação-Geral de Fiscalização (Cofis), os golpistas informam a existência de pendências cadastrais na Receita, que devem ser solucionados de imediato, sob pena de multa.

Para dar mais credibilidade à tentativa de fraude, os criminosos utilizam nomes e timbres oficiais nas mensagens, e estas estimulam o contribuinte a responder questionários ou a instalar programas nos computadores usados. Razão porque a Receita adverte para não abrir arquivos anexados, que podem danificar o computador ou captar informações confidenciais.

A Receita alerta também para o usuário não abrir essas mensagens; mesmo que lá esteja escrito o nome da Secretaria da Receita Federal (SRF). Ao contrário, quem receber tais mensagens deve excluí-las imediatamente, e se precisar de mais informações sobre as tentativas de fraude é só procurar as unidades da Receita, o Receitafone 0300-789-0300, ou acessar www.receita.fazenda.gov.br.

Nenhum comentário: